Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: DIA INTERNACIONAL DA MULHER AVANÇOS E PERSPECTIVAS



No terceiro milênio, século da tecnologia e da comunicação, a sociedade humana celebra mais um Dia da Mulher. Muitas são as homenagens, flores e abraços, merecidos, diga-se de passagem. No entanto o momento oportuniza também uma reflexão cuidadosa sobre a real situação da mulher brasileira. Quem é a brasileira hoje? Qual sua situação na educação, na saúde (o Plano Nacional de Saúde da Mulher é realizado de fato nas comunidades brasileiras Brasil afora?), no trabalho, no cotidiano das famílias?

A despeito de todas as homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a sociedade brasileira ainda tem muito a resgatar no que diz respeito à situação da mulher, seja no campo da saúde, no da educação, no do trabalho, no da igualdade, à dignidade da mulher.

A dignidade da mulher será resgatada com a luta diária e incansável de tod@s, homens e mulheres, indistintamente. Para tanto toda a sociedade é conclamada, convocada mesmo. Não há mais tempo para delongas, para postergação, para "lavar as mãos"! O Brasil precisa evoluir! É indiscutível a vulnerabilidade feminina, ainda que contabilizemos a favor todos os avanços.

Tod@s somos responsáveis pela situação que aí está, tod@s estamos envolvidos. A violência estampada nas manchetes da imprensa nacional e local coloca a público o que ocorre no privado, provoca indignação, envolve e afeta toda a família, toda a comunidade. Como é possível falar em desenvolvimento e em prosperidade à luz de uma situação tão chocante? Qual o custo para o País?

O governo faz sua parte. Dentre as várias comemorações do Dia Internacional da Mulher, está a do Governo Federal, que através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, promove, nos dias 9 e 10 de março, o Seminário Mais Mulheres no Poder: Uma Questão de democracia. Lança nesta ocasião o Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, uma iniciativa da SPM em parceria com instituições governamentais, não-governamentais, universidades, agências internacionais e representantes da sociedade civil. Um avanço! O observatório fará o monitoramento e produzirá análises e conteúdos sobre indicadores de gênero e políticas públicas, comunicação e mídia, bem como sobre legislação e legislativo. Em 2009 o foco temático é Mulheres, Poder e Decisão.

Porém toda a sociedade brasileira é chamada a agir! É preciso que mais e melhor conheçamos os avanços em busca da igualdade, em busca de um Brasil mais evoluído, melhor para esta e as próximas gerações. É preciso e urgente que participemos desta transformação. Participar exige informação, conhecimento de causa e comprometimento, tanto da parte das mulheres, como da parte dos homens. Demanda ações que promovam uma sociedade mais avançada, desenvolvida, democraticamente realizada, para homens e mulheres.

Por um Brasil mais próspero, mais feliz e mais pacífico ... para tod@S! Mulheres brasileiras, um brinde à nossa coragem, força e dignidade!

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia de quem mesmo?

Covardia de quem mesmo?

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)