Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Caminhos não trilhados



Faustino Vicente *

Quando, pela primeira vez, o cavaleiro não conseguiu alcançar o trem em velocidade, o mundo dava o tiro de partida para uma corrida...sem linha de chegada. A sucessão de descobertas científicas e de invenções tecnológicas provocaram significativas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, nos quatro cantos do planeta.

As incessantes mudanças nos levam a crer que “a beleza de ser um eterno aprendiz” deixou de ser apenas um belíssimo verso poético, para se transformar numa desafiadora exigência, que pode nos conduzir à uma carreira bem sucedida,prazerosa e duradoura. Mais difícil do que chegar ao topo do Monte Everest (8.848 metros) é permanecer lá...por algum tempo.

Como todo ser vivo tem tendência a criar hábitos, “uma disposição adquirida, pela repetição,para conservar ou reproduzir,com facilidade crescente,atividades exercidas anteriormente” é cautelar estarmos atentos para não nos acomodarmos e, consequentemente, nos tornarmos descartáveis profissionalmente.

Para que possamos crescer, no mundo empresarial, é de fundamental importância que nos conscientizemos que as competências ecléticas encontram-se na arte de se comunicar, lidar e motivar pessoas, na prática da liderança compartilhada e no “cirúrgico” foco em resultados.

Embora tenhamos consciência da importância em promovermos mudanças em nossas atitudes, nem sempre as conseguimos, pois parece que o universo conspira contra nossa vontade. Apesar da obediência as leis em vigor, do cumprimento das normas de procedimentos nas empresas e do respeito às convenções sociais temos que inovar, pois o mundo é dos curiosos.

Como agente motivador para nos aventurarmos por caminhos não trilhados, destacamos o pensamento do célebre filósofo e psicólogo estadunidense, William James (1842-1910); “95% de nossa atividade é puramente automática e habitual”. Ah! O sucesso e a felicidade encontram-se na caminhada, não na chegada.

* Faustino Vicente – Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) - São Paulo – Brasil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia de quem mesmo?

Covardia de quem mesmo?

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)