Porto Velho (RO) domingo, 27 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Adolescentes consomem álcool cada vez mais cedo



Artigo reflete sobre as razões que levam os adolescentes a consumir bebida alcoólica, muitas vezes com o aval dos pais

Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, a psicóloga Rosely Sayão, apresenta dados de uma pesquisa que aponta o álcool como a droga mais usada por adolescentes.

O consumo vem aumentando, principalmente entre os mais novos e entre as meninas. Hoje quase metade dos jovens com idade entre 12 e 17 anos já ingeriu bebida alcoólica, enquanto na década de oitenta, o consumo iniciava-se entre os 16 e 17 anos.

O uso constante também tem crescido entre pessoas com menos de 18 anos. Rosely levanta hipóteses com o intuito de sugerir possíveis causas dessa precocidade. A primeira delas relaciona o uso cotidiano da bebida alcoólica a um estilo de vida desejado pelos jovens (popularidade, alegria, beleza e outros) aliado à permissão dos pais.

Segundo a psicóloga, muitos adultos acreditam que oferecer bebida aos filhos em casa é uma atitude aconselhável e dão festas para os adolescentes nas quais permitem bebidas, por exemplo.

Outro alerta é sobre a lei que proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, que não é respeitada. Muitos estabelecimentos comerciais as vendem sem pedir documentos aos jovens e muitos adultos aceitam o pedido deles para passar a bebida em sua compra. Ainda de acordo com Rosely, os jovens bebem, entre outros motivos, porque o álcool provoca euforia, desinibição e destrava os mais tímidos.

Entretanto, afeta a coordenação motora, os reflexos e o sono, além de interferir na percepção do que o jovem considera certo e errado. Ela afirma que “os mesmos pais que ensinam o filho a beber não o ensinam sobre os cuidados que podem reduzir seus efeitos, como alimentar-se bem antes, não misturar diferentes tipos de bebida e ingerir muita água”.

Fonte: ANDI / Folha de S. Paulo (SP), Rosely Sayão

Mais Sobre Opinião

Reflexão para a Solenidade da Santíssima Trindade

A Igreja celebra este Domingo a Santíssima Trindade. “Trindade é crer na Cruz, instrumento da nossa salvação”.

Kotscho: “Não falta mais nada. Agora é cada um por si, salve-se quem puder"

Kotscho: “Não falta mais nada. Agora é cada um por si, salve-se quem puder"

“Vivemos estes últimos dias na mais completa anomia social, com a falência das instituições e a falta de autoridade do poder constituído. Diante do ca

A ponta do iceberg: estão desmanchando o INSS. A Anasps protesta

A ponta do iceberg: estão desmanchando o INSS. A Anasps protesta

Por Paulo César Régis de Souza (*)O desmanche do INSS começou em 2007 quando levaram a Receita Previdenciária e a dívida ativa do INSS para a Receita

Santíssima Trindade: mistério central da fé e da vida cristã

Santíssima Trindade: mistério central da fé e da vida cristã

 “Celebrar a Santíssima Trindade representa para a Igreja celebrar a fonte de onde ela emana”, diz o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissã