Quarta-feira, 4 de dezembro de 2024 - 13h22

A alfabetização é
muito importante para o conhecimento e habilidade de ler e escrever. Pessoas
que dominam a língua escrita têm mais chances de encontrar emprego, se
expressar com clareza, compreender informações complexas e participar
ativamente na sociedade.
A alfabetização é a
base de toda a aprendizagem. Ela não apenas capacita a criança a compreender o
mundo ao seu redor, mas também auxilia a se expressar e se comunicar de maneira
eficaz. Todas precisam ser alfabetizadas entre os 5 e 8 anos, no máximo.
Os professores
desempenham um papel crucial nesse processo. Eles são responsáveis por ensinar as
bases da leitura e escrita, estimulando o interesse pelos livros e incentivando
a prática constante da leitura. Para ter uma alfabetização eficaz, os
educadores podem utilizar métodos, diferentes, criativos e lúdicos para tornar
o aprendizado mais envolvente e cativante.
Em casos de
crianças atípicas, é essencial que os professores tenham conhecimento sobre as
características específicas do transtorno ou condição. Este entendimento
permitirá uma abordagem personalizada ao ensino da alfabetização, considerando
fatores como dificuldades sensoriais, cognitivas e comportamentais.
A família também
tem um papel significativo no desenvolvimento da alfabetização. Pais e
responsáveis devem incentivar a leitura desde cedo, proporcionando livros
adequados à idade das crianças e promovendo momentos de leitura em família,
pois o exemplo dos adultos é fundamental para despertar o interesse pela
leitura nas crianças.
Uma forma de tornar
a alfabetização mais atraente para as crianças é tornando-a divertida. Algumas
dicas são promover Histórias Interativas, Caça ao Tesouro das Letras, Alfabeto
Sensorial, Música e Ritmo e Teatro de Leitura.
Nas Histórias
Interativas pais ou educadores podem criar narrativas envolventes com
personagens interessantes, permitindo que a criança participe da história,
sugerindo o que acontecerá em seguida ou até mesmo desenhando os personagens.
Na Caça ao Tesouro das Letras, esconda letras pela casa ou ao ar livre. Convide
a criança a encontrá-las, soletrando palavras à medida que progridem na busca.
No Alfabeto
Sensorial, utilize materiais sensoriais, como areia, massinha ou papel
texturizado, para criar letras. A criança pode moldar as letras com as mãos,
envolvendo o tato no processo de aprendizado. Já na Música e Ritmo, crie
canções ou rimas relacionadas às letras e aos sons. A música ajuda a reforçar a
memória e incentiva a criança a criar sua própria música. E no Teatro de
Leitura, peça que interprete os personagens da história, faça vozes diferentes
para os personagens e incentive a dramatização da história.
Lembre-se de que
cada criança é única, portanto, seja flexível e esteja disposto a experimentar
diferentes estratégias até encontrar aquelas que funcionem melhor para ela. Com
paciência e criatividade, podemos fazer da alfabetização uma experiência
positiva e significativa.
(*) Luciana Brites
é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, mestre e
doutoranda em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, palestrante e
autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto
NeuroSaber https://institutoneurosaber.com.br
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente

A Igreja não pode tornar-se um superpartido
A missão da Igreja é transumana transcendente e não pode ser reduzida a mais uma voz no debate partidárioA presença pública de responsáveis eclesiás

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)