Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

A recuperação de pastos degradados é tarefa de todos os rondonienses


A recuperação de pastos degradados é tarefa de todos os rondonienses - Gente de OpiniãoA recuperação de pastos degradados é tarefa de todos os rondonienses. É imprevisível o resultado. Não há economista que possa calcular os imensos benefícios que o Estado terá. Presumo que dobraremos a nossa riqueza. Como se diz – só sei que vou começar, não sei onde chegar, se ao pico do Evereste ou ao céu. Mas, vamos iniciar a escalada de um desafio para gente corajosa.

Para ser um bom pecuarista, antes deve ser melhor agricultor. O objetivo é transformar a criação extensiva do gado para uma atividade intensiva. Logo se pensa que confinamento de boi é para rico fazendeiro. De jeito nenhum. Pode-se criar intensivamente no piquete, basta que se acrescente um “almoço” diferente para o gado. E do outro lado deve-se plantar comida.

Vamos começar num município para experimentação de boas praticas. O município escolhido foi RIO CRESPO. E partir dele irradiar o programa para o Estado inteiro. E RONDONIA será protagonista de um Projeto Nacional de sucesso. Porque o que se vê hoje no país é pastagem improdutiva, extensas áreas de terra que podem ser aproveitadas para a plantação de grãos aliadas ao criatório intensivo de gado.

O eixo do sucesso é o seguinte: 1- calcário barato em grande escala; 2-fertilizantes; 3- crédito incentivado e de longo prazo; 4- extensionismo rural qualificado;5- novos paradigmas de produção;6-agroindustrializacao; 7- comercialização garantida;8- concorrência cooperativa entre os produtores;9-logística de transportes;10- nova doutrina produtiva do povo rondoniense.

Criar uma onda boa. E surfar nela.


Fonte: Blog do Confúcio
 

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.