Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A recuperação de pastos degradados é tarefa de todos os rondonienses


A recuperação de pastos degradados é tarefa de todos os rondonienses - Gente de OpiniãoA recuperação de pastos degradados é tarefa de todos os rondonienses. É imprevisível o resultado. Não há economista que possa calcular os imensos benefícios que o Estado terá. Presumo que dobraremos a nossa riqueza. Como se diz – só sei que vou começar, não sei onde chegar, se ao pico do Evereste ou ao céu. Mas, vamos iniciar a escalada de um desafio para gente corajosa.

Para ser um bom pecuarista, antes deve ser melhor agricultor. O objetivo é transformar a criação extensiva do gado para uma atividade intensiva. Logo se pensa que confinamento de boi é para rico fazendeiro. De jeito nenhum. Pode-se criar intensivamente no piquete, basta que se acrescente um “almoço” diferente para o gado. E do outro lado deve-se plantar comida.

Vamos começar num município para experimentação de boas praticas. O município escolhido foi RIO CRESPO. E partir dele irradiar o programa para o Estado inteiro. E RONDONIA será protagonista de um Projeto Nacional de sucesso. Porque o que se vê hoje no país é pastagem improdutiva, extensas áreas de terra que podem ser aproveitadas para a plantação de grãos aliadas ao criatório intensivo de gado.

O eixo do sucesso é o seguinte: 1- calcário barato em grande escala; 2-fertilizantes; 3- crédito incentivado e de longo prazo; 4- extensionismo rural qualificado;5- novos paradigmas de produção;6-agroindustrializacao; 7- comercialização garantida;8- concorrência cooperativa entre os produtores;9-logística de transportes;10- nova doutrina produtiva do povo rondoniense.

Criar uma onda boa. E surfar nela.


Fonte: Blog do Confúcio
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quem se mete com o mundo islâmico apanha

Quem se mete com o mundo islâmico apanha

O grande erro estratégico do Ocidente e o nascimento de uma nova ordem multipolarI. O Ego como Destino: A Herança ProtestanteHá uma linha invisível

Guerra em nome do Satanás

Guerra em nome do Satanás

          Estados Unidos, Israel e Irã estão em guerra já há mais de três semanas! O primeiro é um país majoritariamente cristão, o segundo é judeu

Com medo de serem rifados da disputa eleitoral, Hildon e Moro trocaram de partidos

Com medo de serem rifados da disputa eleitoral, Hildon e Moro trocaram de partidos

O que há em comum entre o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o ex-ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro e atual senador pelo es

Para além da sociologia

Para além da sociologia

Os Limites da Análise de Roxana Kreimer e a Exigência de uma Matriz Antropológica IntegralAntónio da Cunha Duarte JustoResumoO presente artigo propõ

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)