Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A hora está chegando


A hora está chegando - Gente de Opinião

Que o povo tem a sua força numa democracia é algo que há muito tempo está enraizado no imaginário social, e que não deixa de ser uma verdade, porém, em termos práticos, muitos são os obstáculos que impedem a participação popular no jogo do poder político. Exemplo disso pode ser observado na campanha eleitoral à presidência da República. 

De tempos a este, criou-se a falsa ideia de que o bem-estar de uma sociedade depende, exclusivamente, do aparecimento de algum tipo de super-herói, alguém com virtudes suficientes para conduzir o povo a um destino melhor, quando muita gente sabe que tudo isso não passa de pura balela, uma tremenda enrolação para engrupir a consciência de meia dúzia de incautos. 

Não é preciso ser nenhum especialista em coisa nenhuma para saber que a melhoria da qualidade de vida de uma nação está intimamente vinculada à maneira como ela se comporta diante de seus representantes nos três níveis de poder: municipal, estadual e federal. Isso é fato. O resto é conversa mole de político espertalhão, ou, então, de bajulador contumaz acostumado às delícias do poder. 

Aproveito que estamos vivendo uma temporada de campanha eleitoral para lembrar ao eleitor uma tese abraçada e difundida por muitos políticos, principalmente nessa época, de que os fins justificam os meios, e ponto final, não importando as armas usadas na contenda. Por conta disso, pipocam as alianças esdrúxulas e os discursos inócuos, completamente divorciados da realidade social, cabendo ao eleitor a responsabilidade de estabelecer, nas urnas, uma postura aguda, nesse momento em que está sendo chamado a participar de mais um dever cívico.      

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Onde há fumaça, há fogo

Onde há fumaça, há fogo

Circulou em um grupo de WhatsApp de aposentados da Câmara Municipal de Porto Velho que o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (G

Autismo e educação: escola regular ou especial?

Autismo e educação: escola regular ou especial?

O dia 2 de abril é celebrado mundialmente como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mai

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

Punir não basta: o Brasil endurece as leis, mas o problema é mais profundo.Novas medidas contra a violência e humilhação de mulheres são necessárias

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

Apesar de a democracia está plenamente consolidada no Brasil, parcela significativa da população não confia nas nossas principais instituições. O Co

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)