Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A eleição para prefeito e o saneamento básico


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Em tempos de eleições, temas como saúde, educação e segurança pública, tornam-se o combustível principal que alimenta os discursos de candidatos aos mais diferentes cargos da República. E, em Rondônia, não poderia ser diferente. Apesar de ser um serviço essencial à saúde da população, o saneamento básico não parece compor o mosaico das preocupações de candidatos ao governo de Porto Velho, uma vez que se fala pouco ou quase nada sobre a matéria. 

Quando olhamos para os quatro cantos do Brasil e, principalmente, para o nosso próprio quintal, vemos que a situação é de verdadeira calamidade pública. São milhões de irmãos que não têm esgotamento sanitário nem acesso a água tratada e encanada. Em algumas regiões do Brasil, a ausência de saneamento básico responde por quase setenta cento das internações hospitalares e pelo vergonhoso índice de mortalidade infantil. 

Em Porto Velho, a atual administração até que se tem esforçado para minimizar o problema – que é grave, mas não tem sido tarefa fácil. A cidade cresce absurdamente e de maneira desorganizada. Aqui e acolá aparece um bairro, onde vivem centenas e centenas de pessoas em condições degradantes. Um verdadeiro desastre urbano, onde as demandas sociais são sempre crescentes, e onde o poder público quando chega, geralmente, chega quase sempre atrasado. 

Alguns prefeitos não gostam de investir em saneamento básico. E o motivo é muito simples: as obras de saneamento, quase sempre enterradas, sem nenhuma suntuosidade, não ficam expostas, e não se prestam a inaugurações pomposas, com discursos recheados de frases feitas, uma característica do político de balcão. Por isso mesmo é que são relegadas a um plano secundário, deixadas de lado, enquanto for possível usar o povo como massa de manobra à satisfação de interesses puramente eleitoreiros. Este ano haverá eleição para prefeito. Vamos ver o que os candidatos ao palácio Tancredo Neves vão falar sobre o tema.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)