Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A Caerd tinha tudo para dar certo, mas a politicagem não deixou


A Caerd tinha tudo para dar certo, mas a politicagem não deixou - Gente de Opinião

A Caerd (Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia) é um exemplo clássico de empresa pública que chegou ao fundo do povo. Um caso típico de inutilidade administrativa, que não consegue entregar ao consumidor o mínimo daquilo que se propôs para justificar a sua criação. E não se diga, contudo, que esse quadro dantesco é de agora. Não! O mal que corrói as estranhas da companhia vem resistindo a sucessivos governos. Até hoje não se encontrou um remédio capaz para tirar o paciente chamado Caerd da UTI na qual foi lançada por administrações desastrosas, que preferiram valorizar o sinecurismo mais deslavado em detrimento dos legítimos interesses da população.

Cassol tentou arrumar a Caerd. Deu com os burros n’água.  Confúcio prometeu colocá-la nos eixos, mas ficou só no discurso. Marcos Rocha vai caminhando para o final de seu segundo mandato. São quase oito anos sentado na cadeira de governador sem conseguir obrigar a Caerd cumprir a sua função primordial, que é oferecer água potável de qualidade à população rondoniense. Pouco ou quase nada de concreto foi feito ao longo de vinte e tantos anos para evitar que a companhia chegasse à porta da insolvência. Algumas fórmulas milagrosas até foram ensaiadas, porém todas redundaram inócuas, simplesmente porque não atacaram as causas do problema, que exigem tratamento de choque, e não medidas paliativas.

Em vão seria pretender colocar nos ombros dos servidores da Caerd a responsabilidade pelo caos financeiro, sabendo, de antemão, que ela abriga em seus quadros um time de profissionais competentes. Enquanto a discussão sobre o futuro da política de abastecimento de água não sair das pranchetas oficiais e audiências públicas, algumas centenas de consumidores espalhados pelos quatro cantos da cidade de Porto Velho, a maior vítima de tudo isso, seguem aguardando uma resposta urgente das autoridades aos seus clamores, sem saber se um dia elas conseguirão ouvi-los. É preciso ter vontade politica e determinação para fazer o que precisa ser feito. A Caerd tinha tudo para dar certo, mas a politicagem não deixou.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

Punir não basta: o Brasil endurece as leis, mas o problema é mais profundo.Novas medidas contra a violência e humilhação de mulheres são necessárias

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

Apesar de a democracia está plenamente consolidada no Brasil, parcela significativa da população não confia nas nossas principais instituições. O Co

Intensifica a costura de acordos políticos para o governo de Rondônia

Intensifica a costura de acordos políticos para o governo de Rondônia

Começam a esboçar as pré-candidaturas ao governo de Rondônia. Por enquanto, oito políticos aparecem como possíveis concorrentes ao comando do Paláci

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)