Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A banalização na concessão de Títulos de Cidadão Honorário


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

A concessão de Títulos de Cidadão Honorário tornou-se, de tempos a este, algo banal por parte de algumas casas legislativas. A atribuição de um Título de Cidadão, aqui e em qualquer outro lugar, fundamenta-se, sobretudo, na existência de gestos e obras que, de alguma maneira, contribuíram ou contribuam para o desenvolvimento e bem-estar coletivo.

Como em outras instituições, supõe-se que é assim que ocorre tanto na Assembleia Legislativa de Rondônia quanto na Câmara Municipal de Porto Velho, ou seja, o agraciado há que ter marcado sua participação nos esforços destinados a obter os resultados que os poderes perseguem.

Tempos atrás, li na imprensa que a ALE-RO teria aprovado a outorga do Título de Cidadão de Rondônia ao senhor Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, por relevantes serviços prestados ao Estado. Quantos gestos altaneiros foram manifestados pela autoridade israelense por meio de ações que ajudaram direto ou indiretamente o estado e, principalmente, o sofrido povo de Rondônia? Com a palavra, o autor da proposição.

A Câmara Municipal de Porto Velho, por sua vez, não tem economizado na distribuição de Títulos de Cidadão Honorário. Algumas pessoas realmente merecem receber um Título de Cidadão, pois praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do Estado de Rondônia e, de modo especial, da cidade de Porto Velho, mesmo não sendo naturais deste lugar, mas não faz o menor sentido outorgar um Título de Cidadão Honorário a alguém só porque o autor da proposta é amigo do agraciado. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Marcos Rocha: de volta ao jogo político?

Pelo que se tem lido na imprensa, parece que o governador de Rondônia, cel. Marcos Rocha, encontrou um partido para chamar de seu. Trata-se do PSD,

BR-364: pedágio veio para ficar

BR-364: pedágio veio para ficar

A cobrança do pedágio na BR-364 não é uma novela mexicana como muitos, de forma confortável, ainda pensam. Muito menos achar que, de uma hora para o

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

Mesmo com a redução de repasse, Câmara Municipal segue inchando a folha de pagamento com nomeações

A Câmara Municipal de Porto Velho diz que não tem dinheiro para pagar direitos de servidores que se aposentaram há três, quatro anos ou mais, mas, e

A magia do período eleitoral

A magia do período eleitoral

É comum, em período eleitoral, políticos e candidatos encontrarem soluções milagrosas para os inúmeros problemas que angustiam a população. Por exem

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)