Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

2011: O ano da visibilidade



O crescimento das mídias sociais e da mobilidade da tecnologia em 2010 promete transformar 2011 no ano da visibilidade. Os próximos 365 dias serão de intensa transformação e solidificação da Era da Comunicação dentro da internet.

 Vemos que os avanços digitais estão cada vez mais maduros e não são lançados mais como um simples experimento que passe a dar certo em pouco tempo. Hoje, métodos e recursos revolucionários surgem de pesquisas baseadas em estudos que já são realizados há anos.

O marketing digital deve atingir seu ápice econômico nos próximos meses devido ao grande espaço que conquistou dentro do mundo online, principalmente nos últimos dois anos.

Clientes não vão faltar. Somente o Brasil, por exemplo, fechou o primeiro semestre de 2010 contabilizando mais de 16 milhões de conexões de banda larga, um crescimento de 18,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento de computadores em residências e as novas opções de pacotes de banda larga são os principais responsáveis por esses números. Lembrando, ainda, da guerra entre as operadoras de banda larga e telefonia GVT e NET, que deve ser intensamente travada na região sudeste. Uma promete lançar seu próprio serviço de TV ainda no primeiro semestre de 2011. Já a outra promete transformar sua programação de TV totalmente digital.

São fatos pontuais que, somados, abrem ainda mais a porta para os investimentos em marketing digital. De acordo com o divulgado pelo IDC, por exemplo, 2011 será marcado pela explosão da mobilidade tecnológica, tendo como previsão a venda de 42 milhões de tablets e 330 milhões de smartphones por todo o mundo.

Já existem empresas que prometem lançar no Brasil jornais virtuais, que seriam visualizados apenas pelos tablets, como o iPad. Seria apenas uma revolução dentro de várias Supernovas que estão prontas para aparecer.

Os clouds e as redes sociais alavancaram as vendas de empresas que cada vez mais percebem que a internet é uma verdadeira mina de ouro mercadológica. O Facebook em plena expansão no país somará ao Orkut intensas disputas publicitárias que até então são pouco exploradas. O próprio Bing, que já tem milhões de usuários, ainda engatinha em sistema de buscador e aceitação, se comparado ao gigante Google.

Aliás, um gigante que nunca dorme. Nesta semana, o Google já anunciou vários estudos e projetos de prestação de serviço aos seus usuários. A empresa é a melhor porque faz o básico. Pela tela fria da internet, ela traz o cliente o mais próximo possível, seja através da interatividade ou de projetos sociais, como ajudar ONGs pelo mundo através do lucro em cliques que usuários dêem em suas páginas.

E são esses cliques, que valem milhões de links patrocinados, que ditarão o rumo do marketing digital em 2011. A empresa que melhor souber vender sua imagem é a que largará na frente.

Para consolidar a marca, passou a ser fundamental ter ligação com mídias sociais, principalmente Facebook e Twitter, além, óbvio, da maneira com que você quer que os outros olhem para a sua empresa.

O próprio Google Alerta, que uso freqüentemente, mostra bem o que os internautas pensam sobre seu empreendimento, o que abre as portas para que você estreite o laço com seu público e torne seu produto mais atraente e visível.

O próximo ano será de execução e não de desenvolvimento. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja preparada para o Mercado do Futuro, ou melhor, para o Mercado do Presente.

E você? O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e site e comente: www.fabiogrinberg.com.br ou www.topgoogle.com.br.

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.