Porto Velho (RO) quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

2011: O ano da visibilidade



O crescimento das mídias sociais e da mobilidade da tecnologia em 2010 promete transformar 2011 no ano da visibilidade. Os próximos 365 dias serão de intensa transformação e solidificação da Era da Comunicação dentro da internet.

 Vemos que os avanços digitais estão cada vez mais maduros e não são lançados mais como um simples experimento que passe a dar certo em pouco tempo. Hoje, métodos e recursos revolucionários surgem de pesquisas baseadas em estudos que já são realizados há anos.

O marketing digital deve atingir seu ápice econômico nos próximos meses devido ao grande espaço que conquistou dentro do mundo online, principalmente nos últimos dois anos.

Clientes não vão faltar. Somente o Brasil, por exemplo, fechou o primeiro semestre de 2010 contabilizando mais de 16 milhões de conexões de banda larga, um crescimento de 18,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento de computadores em residências e as novas opções de pacotes de banda larga são os principais responsáveis por esses números. Lembrando, ainda, da guerra entre as operadoras de banda larga e telefonia GVT e NET, que deve ser intensamente travada na região sudeste. Uma promete lançar seu próprio serviço de TV ainda no primeiro semestre de 2011. Já a outra promete transformar sua programação de TV totalmente digital.

São fatos pontuais que, somados, abrem ainda mais a porta para os investimentos em marketing digital. De acordo com o divulgado pelo IDC, por exemplo, 2011 será marcado pela explosão da mobilidade tecnológica, tendo como previsão a venda de 42 milhões de tablets e 330 milhões de smartphones por todo o mundo.

Já existem empresas que prometem lançar no Brasil jornais virtuais, que seriam visualizados apenas pelos tablets, como o iPad. Seria apenas uma revolução dentro de várias Supernovas que estão prontas para aparecer.

Os clouds e as redes sociais alavancaram as vendas de empresas que cada vez mais percebem que a internet é uma verdadeira mina de ouro mercadológica. O Facebook em plena expansão no país somará ao Orkut intensas disputas publicitárias que até então são pouco exploradas. O próprio Bing, que já tem milhões de usuários, ainda engatinha em sistema de buscador e aceitação, se comparado ao gigante Google.

Aliás, um gigante que nunca dorme. Nesta semana, o Google já anunciou vários estudos e projetos de prestação de serviço aos seus usuários. A empresa é a melhor porque faz o básico. Pela tela fria da internet, ela traz o cliente o mais próximo possível, seja através da interatividade ou de projetos sociais, como ajudar ONGs pelo mundo através do lucro em cliques que usuários dêem em suas páginas.

E são esses cliques, que valem milhões de links patrocinados, que ditarão o rumo do marketing digital em 2011. A empresa que melhor souber vender sua imagem é a que largará na frente.

Para consolidar a marca, passou a ser fundamental ter ligação com mídias sociais, principalmente Facebook e Twitter, além, óbvio, da maneira com que você quer que os outros olhem para a sua empresa.

O próprio Google Alerta, que uso freqüentemente, mostra bem o que os internautas pensam sobre seu empreendimento, o que abre as portas para que você estreite o laço com seu público e torne seu produto mais atraente e visível.

O próximo ano será de execução e não de desenvolvimento. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja preparada para o Mercado do Futuro, ou melhor, para o Mercado do Presente.

E você? O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e site e comente: www.fabiogrinberg.com.br ou www.topgoogle.com.br.

Mais Sobre Opinião

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O tribunal europeu (TEDH) dá andamento à queixa "Acção Climática" das crianças portuguesas + Restauração de Portugal independente

O TRIBUNAL EUROPEU (TEDH) DÁ ANDAMENTO À  QUEIXA “ACÇÃO CLIMÁTICA” DAS CRIANÇAS PORTUGUESASNo rescaldo de Pedrogão Grande onde o Fogo matou 110 Pessoa

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Começou a batalha pela presidência da Câmara em Porto Velho

Acirra-se a briga pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho. O atual presidente Edwilson Negreiros está articulando um grupo forte para gara

Sua Excelência a abstenção

Sua Excelência a abstenção

Independente de quem saía consagrado das urnas no segundo turno do pleito para a prefeitura de Porto Velho (Hildon Chaves ou Cristiane Lopes), certo

A cidade foi a grande ausente no debate

A cidade foi a grande ausente no debate

Se o Ibope estiver certo em sua aferição, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai permanecer por mais quatro anos no comando do município de Porto Velho