Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

2011: O ano da visibilidade



O crescimento das mídias sociais e da mobilidade da tecnologia em 2010 promete transformar 2011 no ano da visibilidade. Os próximos 365 dias serão de intensa transformação e solidificação da Era da Comunicação dentro da internet.

 Vemos que os avanços digitais estão cada vez mais maduros e não são lançados mais como um simples experimento que passe a dar certo em pouco tempo. Hoje, métodos e recursos revolucionários surgem de pesquisas baseadas em estudos que já são realizados há anos.

O marketing digital deve atingir seu ápice econômico nos próximos meses devido ao grande espaço que conquistou dentro do mundo online, principalmente nos últimos dois anos.

Clientes não vão faltar. Somente o Brasil, por exemplo, fechou o primeiro semestre de 2010 contabilizando mais de 16 milhões de conexões de banda larga, um crescimento de 18,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento de computadores em residências e as novas opções de pacotes de banda larga são os principais responsáveis por esses números. Lembrando, ainda, da guerra entre as operadoras de banda larga e telefonia GVT e NET, que deve ser intensamente travada na região sudeste. Uma promete lançar seu próprio serviço de TV ainda no primeiro semestre de 2011. Já a outra promete transformar sua programação de TV totalmente digital.

São fatos pontuais que, somados, abrem ainda mais a porta para os investimentos em marketing digital. De acordo com o divulgado pelo IDC, por exemplo, 2011 será marcado pela explosão da mobilidade tecnológica, tendo como previsão a venda de 42 milhões de tablets e 330 milhões de smartphones por todo o mundo.

Já existem empresas que prometem lançar no Brasil jornais virtuais, que seriam visualizados apenas pelos tablets, como o iPad. Seria apenas uma revolução dentro de várias Supernovas que estão prontas para aparecer.

Os clouds e as redes sociais alavancaram as vendas de empresas que cada vez mais percebem que a internet é uma verdadeira mina de ouro mercadológica. O Facebook em plena expansão no país somará ao Orkut intensas disputas publicitárias que até então são pouco exploradas. O próprio Bing, que já tem milhões de usuários, ainda engatinha em sistema de buscador e aceitação, se comparado ao gigante Google.

Aliás, um gigante que nunca dorme. Nesta semana, o Google já anunciou vários estudos e projetos de prestação de serviço aos seus usuários. A empresa é a melhor porque faz o básico. Pela tela fria da internet, ela traz o cliente o mais próximo possível, seja através da interatividade ou de projetos sociais, como ajudar ONGs pelo mundo através do lucro em cliques que usuários dêem em suas páginas.

E são esses cliques, que valem milhões de links patrocinados, que ditarão o rumo do marketing digital em 2011. A empresa que melhor souber vender sua imagem é a que largará na frente.

Para consolidar a marca, passou a ser fundamental ter ligação com mídias sociais, principalmente Facebook e Twitter, além, óbvio, da maneira com que você quer que os outros olhem para a sua empresa.

O próprio Google Alerta, que uso freqüentemente, mostra bem o que os internautas pensam sobre seu empreendimento, o que abre as portas para que você estreite o laço com seu público e torne seu produto mais atraente e visível.

O próximo ano será de execução e não de desenvolvimento. Por isso, é fundamental que sua empresa esteja preparada para o Mercado do Futuro, ou melhor, para o Mercado do Presente.

E você? O que pensa sobre o assunto? Entre em meu blog e site e comente: www.fabiogrinberg.com.br ou www.topgoogle.com.br.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Por que os políticos não gostam do bairro JK-I?

Cheguei à conclusão de que os políticos, sem exceção, não gostam mesmo do bairro JK-I. Prova disso pode ser observado no péssimo serviço de abasteci

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

O governador Marcos Rocha deveria pegar algumas aulas com o governador Ronaldo Caiado sobre segurança pública

Quando o assunto é segurança pública, o rondoniense não tem do que se orgulhar, exceto do esforço, da coragem e dedicação da maioria dos policiais.

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

União Europeia no mau caminho ao quer igualar lei e moral

Vingança não pode tornar-se em Fundamento quer da Lei quer da Ética Ursula von der Leyen quer empregar os lucros do investimento provenientes de a

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

As eleições de outubro e os políticos sinecuristas

Pouco menos de oito meses nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e três vereadores que vão compor a Câmar

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)