Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

150 anos do nascimento de Rondon


 150 anos do nascimento de Rondon - Gente de Opinião


150 anos do nascimento de Rondon ,Forte Principe da Beira , Madeira Mamore , a historia de Rondonia e Mato Grosso.

No mundo nada se cria, tudo se copia. Nao existe guardioes ou donos da historia de qualquer lugar do mundo, todos sómente fazemos nossas partes e continuamos a historia que outros iniciaram.
Manoel Rodrigues Ferreira há 50 anos atras iniciou falando e escrevendo estes temas , Miguel de Souza, Morimoto e Luiz Tourinho, falaram sobre a Saida para o Pacifico e escrevemos alguns livros e ela se tornou realidade.

Iniciamos falando há 25 anos atras sobre o turismo ecologico e o turismo rondoniense e amazonico e agora começa a frutificar.

Nos 13 livros que publicamos há 20 anos consecutivos, temos batido em temas e bandeiras que hoje muitos historiadores, professores tem promovido e discutido o que é muito positivo para Rondonia, Mato Grosso e amazonia brasileira.

Há l8 anos (dezoito ) atras iniciamos a pesquisa sobre a odisseia, sobre forte principe, madeira Mamore, Rondon e toda a historia desta parte do Brasil e agora em 20l5 publicamos mais um livro da trilogia , o segundo da serie que se iniciou no século passado.

Elencamos temas como a criaçao da Universidade Quadrinacional Brasil Bolivia Portugal e Espanha ,Ecovale, quelonios, fazenda Pau Doleo , saida para o pacifico, via Costa Marques e acima de tudo o exitoso ingresso do Real Forte Principe da Beira entre os candidatos a patrimonio da Humanidade pela Unesco.

Rondon que travamos contato com os seus netos Coronel Candido Rondon e Abensor Rondon e com Roosevelt com seu bisneto Theodore Roosevelt que nos agradeceu o livro em homenagem aos seus avos e que mereceu o reconhecimento da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MATO GROSSO, com a concessao de homenagem e título por ser o primeiro escritor e jornalista brasileiro a abordar com profundidade a tematica de Rondon que sera levada para a Casa Branca em 30 de junho , junto com a tematica ambiental com Al Gore em l8 de junho no Live Earth em concerto para 7 continentes.

Esta é uma pequena parte da historia de Rondonia e Mato Grosso e da amazonia que estamos ajudando a construir e esperando que outros escritores, autores, historiadores, pesquisadores, cada um faça sua parte em prol da construçao de uma Rondonia, de um Mato Grosso e de uma amazonia mais feliz e prodiga para esta e outras geracoes.

Lembrando que cada um faz sua parte neste caminhar da historia e da vida e nao somos donos de nada e nem criamos nada. Tudo se cria, tudo se copia.

Hercules Góes, advogado, mestrando em direito ambiental pela Unisantos, jornalista e autor de 13 livros publicados em ingles, portugues e espanhol.


Fonte: Hercules Góes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam

Se você é filiado à assistência médica do Ipam e precisa agendar uma consulta com um oftalmologista recomendo, desde já, munir-se de muita paciência

A “Rachadinha de Natal”

A “Rachadinha de Natal”

A rachadinha é uma das modalidades de corrupção mais presentes no submundo da política brasileira. Aqui e acolá estoura uma denúncia envolvendo o de

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)