Segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 08h40
.jpg)
150 anos do nascimento de Rondon ,Forte Principe da Beira , Madeira Mamore , a historia de Rondonia e Mato Grosso.
No mundo nada se cria, tudo se copia. Nao existe guardioes ou donos da historia de qualquer lugar do mundo, todos sómente fazemos nossas partes e continuamos a historia que outros iniciaram.
Manoel Rodrigues Ferreira há 50 anos atras iniciou falando e escrevendo estes temas , Miguel de Souza, Morimoto e Luiz Tourinho, falaram sobre a Saida para o Pacifico e escrevemos alguns livros e ela se tornou realidade.
Iniciamos falando há 25 anos atras sobre o turismo ecologico e o turismo rondoniense e amazonico e agora começa a frutificar.
Nos 13 livros que publicamos há 20 anos consecutivos, temos batido em temas e bandeiras que hoje muitos historiadores, professores tem promovido e discutido o que é muito positivo para Rondonia, Mato Grosso e amazonia brasileira.
Há l8 anos (dezoito ) atras iniciamos a pesquisa sobre a odisseia, sobre forte principe, madeira Mamore, Rondon e toda a historia desta parte do Brasil e agora em 20l5 publicamos mais um livro da trilogia , o segundo da serie que se iniciou no século passado.
Elencamos temas como a criaçao da Universidade Quadrinacional Brasil Bolivia Portugal e Espanha ,Ecovale, quelonios, fazenda Pau Doleo , saida para o pacifico, via Costa Marques e acima de tudo o exitoso ingresso do Real Forte Principe da Beira entre os candidatos a patrimonio da Humanidade pela Unesco.
Rondon que travamos contato com os seus netos Coronel Candido Rondon e Abensor Rondon e com Roosevelt com seu bisneto Theodore Roosevelt que nos agradeceu o livro em homenagem aos seus avos e que mereceu o reconhecimento da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MATO GROSSO, com a concessao de homenagem e título por ser o primeiro escritor e jornalista brasileiro a abordar com profundidade a tematica de Rondon que sera levada para a Casa Branca em 30 de junho , junto com a tematica ambiental com Al Gore em l8 de junho no Live Earth em concerto para 7 continentes.
Esta é uma pequena parte da historia de Rondonia e Mato Grosso e da amazonia que estamos ajudando a construir e esperando que outros escritores, autores, historiadores, pesquisadores, cada um faça sua parte em prol da construçao de uma Rondonia, de um Mato Grosso e de uma amazonia mais feliz e prodiga para esta e outras geracoes.
Lembrando que cada um faz sua parte neste caminhar da historia e da vida e nao somos donos de nada e nem criamos nada. Tudo se cria, tudo se copia.
Hercules Góes, advogado, mestrando em direito ambiental pela Unisantos, jornalista e autor de 13 livros publicados em ingles, portugues e espanhol.
Fonte: Hercules Góes
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas
Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)