Segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 08h40
.jpg)
150 anos do nascimento de Rondon ,Forte Principe da Beira , Madeira Mamore , a historia de Rondonia e Mato Grosso.
No mundo nada se cria, tudo se copia. Nao existe guardioes ou donos da historia de qualquer lugar do mundo, todos sómente fazemos nossas partes e continuamos a historia que outros iniciaram.
Manoel Rodrigues Ferreira há 50 anos atras iniciou falando e escrevendo estes temas , Miguel de Souza, Morimoto e Luiz Tourinho, falaram sobre a Saida para o Pacifico e escrevemos alguns livros e ela se tornou realidade.
Iniciamos falando há 25 anos atras sobre o turismo ecologico e o turismo rondoniense e amazonico e agora começa a frutificar.
Nos 13 livros que publicamos há 20 anos consecutivos, temos batido em temas e bandeiras que hoje muitos historiadores, professores tem promovido e discutido o que é muito positivo para Rondonia, Mato Grosso e amazonia brasileira.
Há l8 anos (dezoito ) atras iniciamos a pesquisa sobre a odisseia, sobre forte principe, madeira Mamore, Rondon e toda a historia desta parte do Brasil e agora em 20l5 publicamos mais um livro da trilogia , o segundo da serie que se iniciou no século passado.
Elencamos temas como a criaçao da Universidade Quadrinacional Brasil Bolivia Portugal e Espanha ,Ecovale, quelonios, fazenda Pau Doleo , saida para o pacifico, via Costa Marques e acima de tudo o exitoso ingresso do Real Forte Principe da Beira entre os candidatos a patrimonio da Humanidade pela Unesco.
Rondon que travamos contato com os seus netos Coronel Candido Rondon e Abensor Rondon e com Roosevelt com seu bisneto Theodore Roosevelt que nos agradeceu o livro em homenagem aos seus avos e que mereceu o reconhecimento da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MATO GROSSO, com a concessao de homenagem e título por ser o primeiro escritor e jornalista brasileiro a abordar com profundidade a tematica de Rondon que sera levada para a Casa Branca em 30 de junho , junto com a tematica ambiental com Al Gore em l8 de junho no Live Earth em concerto para 7 continentes.
Esta é uma pequena parte da historia de Rondonia e Mato Grosso e da amazonia que estamos ajudando a construir e esperando que outros escritores, autores, historiadores, pesquisadores, cada um faça sua parte em prol da construçao de uma Rondonia, de um Mato Grosso e de uma amazonia mais feliz e prodiga para esta e outras geracoes.
Lembrando que cada um faz sua parte neste caminhar da historia e da vida e nao somos donos de nada e nem criamos nada. Tudo se cria, tudo se copia.
Hercules Góes, advogado, mestrando em direito ambiental pela Unisantos, jornalista e autor de 13 livros publicados em ingles, portugues e espanhol.
Fonte: Hercules Góes
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)