Segunda-feira, 3 de maio de 2021 - 11h16

O presidente da DGB (federação sindical alemã), aproveitou a ocasião do dia do trabalho para alertar
para os riscos que a digitalização e o florescente comércio na Internet representam para os trabalhadores. Existe a ameaça de um "proletariado digital", com vista, por exemplo, às relações de emprego que existem em parte já no comércio na Internet. Apelou para ao emprego sujeito a contribuições para a segurança social.
De facto, encontramo-nos no início de uma nova revolução: uma revolução tecnológica/digital que mudará profundamente as relações de trabalho!
Os robots e a inteligência artificial causarão certamente consequências, no viver das pessoas, não menores das que causou a passagem da sociedade agrária para a sociedade industrial citadina (com a revolução industrial) no trabalho e nas relações sociais e humanas.
Para todos um dia feliz dia!
António da Cunha Duarte Justo
Em “Pegadas do Tempo”, https://antonio-justo.eu/?p=
PONTO DE VIRAGEM NAS RELAÇÕES ENTRE EUA E TURQUIA
O presidente declarou o massacre aos armênios como genocídio
Joe Biden, presidente dos EUA, classificou oficialmente o massacre otomano aos arménios como genocídio. Na sua tomada de posição, a 24 de abril, o presidente dos USA falou do genocídio e de uma "campanha de extermínio" contra os arménios. Outros países europeus (1) já o tinham feito.
Em resposta, políticos turcos disseram que haverá medidas retaliatórias. Apenas o partido pró-curdo HDP exigiu que a Turquia enfrentasse o seu passado.
Cerca de 1,5 milhões de armênios foram mortos. Muitos arménios foram forçados a fazer marchas da morte no deserto da Síria em 1815. Apenas alguns se salvaram.
Esta atitude do presidente americano em relação à Turquia pode ajudar a trazer a UE à sua razão nas relações com a Turquia. A política de Erdogan hostilizou os interesses do Ocidente e, assim, tem destruído o seu sonho de assumir o papel de grande potência na região. A lira turca continuou a perder valor no mercado. Agora Erdogan teria a oportunidade de recorrer à UE e se comportar bem em relação à Grécia e Chipre.
António da Cunha Duarte Justo
Notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
MANIPULAÇÃO DE LINGUAGEM PROGRAMADA TECNOLOGICAMENTE
Não sei se já notaram! Quando escrevemos no computador, e fazemos uso das aplicações de correctores de palavras, ou usamos programas de tradução ou até de aplicações de sinónimos, estamos, por vezes, a ser manipulados.
Na correcção automática do programa de escrita Word verifiquei que, por vezes, há palavras só com a morfologia brasileira no corrector de vocabulário; também na aplicação referente a sinónimos se dá o mesmo; por exemplo, esta aplicação apresenta a palavra corruptores, também, com o significado de conservadores. Coisas semelhantes acontecem em dicionários.
Também, quando lecionava português, verifiquei em gramáticas a ausência do uso da segunda pessoa do plural “vós” e um encosto ao falar brasileiro.
Este e outros processos de manipulação em via contribui para o empobrecimento da língua portuguesa em relação a outras línguas europeias! Como exemplo muito concreto temos o uso dos pronomes pessoais.
Estas manipulações altamente programadas são automaticamente assumidas por utilizadores que inocentemente adoptam a manipulação sugerida.
Quis aqui só falar de algum aspecto de abusos usados em tecnologias, que, por si mesmas, nos prestam grandes serviços, simplificando-nos a vida!
António da Cunha Duarte Justo
In Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
ASILO NA IGREJA
Monge absolvido
Asilo na igreja é o asilo concedido, em edifícios de igrejas, a alguém em risco de deportação (especialmente requerentes de asilo).
Segundo a imprensa alemã, um monge foi absolvido num processo de asilo religioso para um refugiado na Baviera.
O tribunal distrital decidiu que o irmão beneditino havia cometido "ilegalmente" cumplicidade na permanência não autorizada. Porém, o apelo do réu ao direito fundamental à liberdade de crença e de consciência é uma razão "que exclui a punição neste caso individual".
Para mais informação sobre asilo na igreja pode ler o meu artigo “Igrejas alemãs continuam a Tradição de Lugares de Refúgio como na Idade Média” em https://antonio-justo.eu/?p=
António da Cunha Duarte Justo
Pegadas do Tempo
BRASIDOS DE ABRIL EM MOLDES DE POESIA
SOU O SER NO ESTAR A ACONTECER
Agarrados ao momento, na tentativa de ser o “estar aqui”, o ser (existência) absorve-nos no seu eterno retorno, num esforço de mudar o que somos.
25 DE ABRIL
Sou o estar aqui do desejo
Aquele anseio de querer ser
O ser daquilo que não é tempo.
Sou o rio da liberdade a correr
Em margens feitas de espaço e tempo.
Vou na sombra da liberdade
A pousar na cor de um cravo
De um cravo que não é cor!
António da Cunha Duarte Justo
In Pegadas do Espírito, http://poesiajusto.blogspot.
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Realidade Cínica do Sistema Internacional
DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere
Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

Deus deu ao homem atributos que o colocam em um patamar infinitamente superior aos outros animais. Só o homem supera os limites do instinto e pode m
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)