Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Opinião

1° de maio – Dia do Trabalho (trabalhador)


1° de maio – Dia do Trabalho (trabalhador) - Gente de Opinião

O presidente da DGB (federação sindical alemã), aproveitou a ocasião do dia do trabalho para alertar

para os riscos que a digitalização e o florescente comércio na Internet representam para os trabalhadores. Existe a ameaça de um "proletariado digital", com vista, por exemplo, às relações de emprego que existem em parte já no comércio na Internet. Apelou para ao emprego sujeito a contribuições para a segurança social.

De facto, encontramo-nos no início de uma nova revolução: uma revolução tecnológica/digital que mudará profundamente as relações de trabalho!

Os robots e a inteligência artificial causarão certamente consequências, no viver das pessoas, não menores das que causou a passagem da sociedade agrária para a sociedade industrial citadina (com a revolução industrial) no trabalho e nas relações sociais e humanas.

Para todos um dia feliz dia!

António da Cunha Duarte Justo

Em “Pegadas do Tempo”, https://antonio-justo.eu/?p=6470

PONTO DE VIRAGEM NAS RELAÇÕES ENTRE EUA E TURQUIA

 

O presidente declarou o massacre aos armênios como genocídio

 

Joe Biden, presidente dos EUA, classificou oficialmente o massacre otomano aos arménios como genocídio. Na sua tomada de posição, a 24 de abril, o presidente dos USA falou do genocídio e de uma "campanha de extermínio" contra os arménios. Outros países europeus (1) já o tinham feito.

Em resposta, políticos turcos disseram que haverá medidas retaliatórias. Apenas o partido pró-curdo HDP exigiu que a Turquia enfrentasse o seu passado.

Cerca de 1,5 milhões de armênios foram mortos. Muitos arménios foram forçados a fazer marchas da morte no deserto da Síria em 1815. Apenas alguns se salvaram.

Esta atitude do presidente americano em relação à Turquia pode ajudar a trazer a UE à sua razão nas relações com a Turquia. A política de Erdogan hostilizou os interesses do Ocidente e, assim, tem destruído o seu sonho de assumir o papel de grande potência na região. A lira turca continuou a perder valor no mercado. Agora Erdogan teria a oportunidade de recorrer à UE e se comportar bem em relação à Grécia e Chipre.

António da Cunha Duarte Justo

Notas em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6466

 

 

MANIPULAÇÃO DE LINGUAGEM PROGRAMADA  TECNOLOGICAMENTE

 

Não sei se já notaram! Quando escrevemos no computador, e fazemos uso das aplicações  de correctores de palavras, ou usamos programas de tradução ou até de aplicações de sinónimos, estamos, por vezes, a ser manipulados.

Na correcção automática do programa de escrita Word verifiquei que, por vezes,  há palavras só com a morfologia brasileira no corrector de vocabulário; também na aplicação  referente a sinónimos se dá o mesmo; por exemplo, esta aplicação apresenta a  palavra corruptores, também, com o significado de conservadores. Coisas semelhantes acontecem em dicionários.

Também, quando lecionava português, verifiquei em gramáticas a ausência do uso da segunda pessoa do plural “vós” e um encosto ao falar brasileiro.

Este e outros processos de manipulação em via contribui para o empobrecimento da língua portuguesa em relação a outras línguas europeias! Como exemplo muito concreto temos o uso dos pronomes pessoais.

Estas manipulações altamente programadas são automaticamente assumidas por utilizadores que inocentemente adoptam a manipulação sugerida.

Quis aqui só falar de algum aspecto de abusos usados em  tecnologias, que, por si mesmas, nos prestam grandes serviços, simplificando-nos a vida!

António da Cunha Duarte Justo

In Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6459

ASILO NA IGREJA

Monge absolvido

Asilo na igreja é o asilo concedido, em edifícios de igrejas, a alguém em risco de deportação (especialmente requerentes de asilo).

Segundo a imprensa alemã, um monge foi absolvido num processo de asilo religioso para um refugiado na Baviera.

O tribunal distrital decidiu que o irmão beneditino havia cometido "ilegalmente" cumplicidade na permanência não autorizada. Porém, o apelo do réu ao direito fundamental à liberdade de crença e de consciência é uma razão "que exclui a punição neste caso individual".

Para mais informação sobre asilo na igreja pode ler o meu artigo “Igrejas alemãs continuam a Tradição de Lugares de Refúgio como na Idade Média” em https://antonio-justo.eu/?p=2980

António da Cunha Duarte Justo

Pegadas do Tempo

 

 

BRASIDOS DE ABRIL EM MOLDES DE POESIA

SOU O SER NO ESTAR A ACONTECER

Agarrados ao momento, na tentativa de ser o “estar aqui”, o ser (existência) absorve-nos no seu eterno retorno, num esforço de mudar o que somos.

 

25 DE ABRIL

Sou o estar aqui do desejo

Aquele anseio de querer ser

O ser daquilo que não é tempo.

Sou o rio da liberdade a correr

Em margens feitas de espaço e tempo.

Vou na sombra da liberdade

A pousar na cor de um cravo

De um cravo que não é cor!

António da Cunha Duarte Justo

In Pegadas do Espírito, http://poesiajusto.blogspot.com/

Mais Sobre Opinião

Salve os 133 anos da abolição da escravidão no Brasil. E daí? Se a agravante, a escravidão moderna da OAB é muito mais sutil, maléfica e lucrativa que a escravidão do século passado?

Salve os 133 anos da abolição da escravidão no Brasil. E daí? Se a agravante, a escravidão moderna da OAB é muito mais sutil, maléfica e lucrativa que a escravidão do século passado?

Nada temos a comemorar por ocasião dos 133 anos da abolição da escravidão no Brasil, no próximo dia 13 de maio. Assim como a cepa da variante e das mu

Dia da Mãe + Salafistas + Plano Nacional para as florestas

Dia da Mãe + Salafistas + Plano Nacional para as florestas

Parabéns e muitas felicidades às mães neste seu dia de especial homenagemO dia da mãe é comemorado em diferentes datas, nos diversos países (a mai

A população anda cansada dessa história de CPI?

A população anda cansada dessa história de CPI?

Expressiva parcela da população não aguenta mais ouvir falar de CPI. É CPI disso, CPI daquilo. Quando um partido ou grupo político fica com raiva de

Você tem medo de CPI?

Você tem medo de CPI?

Se a pergunta fosse feita a um cidadão comum, acostumado a viver com o suor do próprio rosto, cercado de dificuldades por todos os lados, a resposta