Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

01 de Junho um dia dedicado à Imprensa



Walter Gustavo Lemos

(Secretário-Geral Adjunto da OAB/RO e professor da FARO e FCR)

O Dia da Imprensa é comemorado hoje, 01 º de junho. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e ideias. Este papel promovido pela imprensa importa no cumprimento de um fator social de destaque. O Dia da Imprensa se comemorava no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal “Gazeta do Rio de Janeiro”, periódico da Corte.

Até 1999 essa foi a data do Dia da Imprensa. Data que passou a ser comemorada no dia 1º de junho porque o Jornal circulava clandestinamente até 1999, data que era comemorada em setembro, em função do início de circulação da "A Gazeta do Rio de Janeiro", datada de 1808. Porém, a Lei nº 9.8831 determinou que a data fosse alterada para 1º de junho. A razão da mudança se deu porque descobriu-se que o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista Gaúcho, Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, feito em Londres, circulava clandestinamente, (até 1808, eram proibidas no Brasil a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro).

O Correio Braziliense foi lançado em junho do mesmo ano, ou seja, três meses antes da Gazeta. Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho. Ela cumpre o compromisso constitucional de permitir a fruição da liberdade de expressão, devendo, claro, resguardar os limites que a lei lhe impõe. A imprensa cumpre um papel social importante de informação à população em geral, de forma a permitir que o cidadão tenha o conhecimento dos fatos relevantes que atingem a sociedade. Nestes tempos de crise de vários tipos, não só política e econômica, mas também jurídica, social e valor a toa, é importante que a imprensa cumpra o seu papel de baluarte da informação, sempre atuando com imparcialidade na propagação da notícia.

A imprensa é considerada o quarto poder, em razão de exercer grande influência no comportamento humano, ao conseguir manipular a opinião pública. Aos profissionais dessa área, seja ela exercita, escrita, televisionada ou falada, desejamos que seus direitos contundidos por lei sejam de fato exercido, que possam buscar, produzir e levar a informação, através do Rádio, de impressos, da Televisão e de Web sites, desejamos um feliz dia da imprensa.

Mais Sobre Opinião

O bom do silêncio

O bom do silêncio

Bolsonaro disse que não adianta exigir dele a postura de estadista, por que não é estadista.

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.