Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Anísio Gorayeb

MARIA AUXILIADORA E DOM BOSCO



Neste ano, o Colégio Maria Auxiliadora completa 80 anos de existência. Foi o primeiro colégio salesiano de Porto Velho, e durante este tempo formou inúmeras educadoras, tanto no magistério como na educação religiosa.

Tudo começou com um grupo de padres e freiras que saíram de São Paulo e chegaram aqui em março de 1930, e neste mesmo ano inauguraram a Escola Normal Rural Nossa Senhora Auxiliadora, hoje Instituto Maria Auxiliadora. Até o final dos anos 60, o colégio funcionava também com o regime de internato, atendendo as alunas das cidades vizinhas.

O prédio teve sua pedra fundamental lançada em 1933, e após a sua inauguração em 1937, passou a ser o mais alto da cidade. Era o único edifício com três pavimentos até os anos 70. Podia ser visto de alguns pontos da cidade. Com a construção do prédio do antigo BERON, que hoje é o Shopping Cidadão, isso se tornou impossível.

O colégio foi construído neste local para ficar próximo do Hospital São José, que também era administrado pelas freiras. O colégio está na mesma rua a alguns metros do hospital. Ambos estão situados na Rua Irmã Capelli, que por sinal foi pioneira na instalação do colégio e também diretora do hospital. 

MARIA AUXILIADORA E DOM BOSCO - Gente de Opinião

Colégio Maria Auxiliadora em 1957. 
Ao lado a capela de Nossa Sra. Auxiliadora. (Fonte: IMA)



Como no Colégio Maria Auxiliadora só as mulheres podiam estudar, os padres viram a necessidade de implantar um colégio masculino. Inauguram dois anos depois, em 1932, o Colégio Dom Bosco, o segundo colégio salesiano da cidade de Porto Velho.

O Colégio Dom Bosco iniciou as aulas nos escritórios da EFMM, e apenas com aulas para alfabetização. Teve as obras de seu prédio iniciadas em 1935, e sua inauguração ocorreu quatro anos depois. O colégio permaneceu até 1966 na Rua Gonçalves Dias ao lado da Catedral, onde é hoje a Faculdade Católica. Em 1967 mudou-se para a Rua Almirante Barroso, onde permanece até hoje. 

MARIA AUXILIADORA E DOM BOSCO - Gente de Opinião

Antigo Colégio Dom Bosco em 1940. Foto feita do terreno onde hoje se encontra a Prefeitura de Porto Velho. (Fonte: Acervo CDB)



O uniforme do Dom Bosco era todo na cor caqui com sapatos preto. No ombro havia uma lapela onde se fixava umas estrelas de alumínio de acordo com a série. O maior orgulho era usar as quatro estrelas correspondentes a 4ª série ginasial. Era proibido usar calça apertada e cabelo grande. O rigoroso Padre Filinto era quem fiscalizava. A saída era usar bastante brilhantina para ficar com os cabelos sempre arrumados e com pouco volume, assim dava aparência que eram curtos.

Já as meninas do Maria Auxiliadora, Também usavam um uniforme muito diferente deste usado atualmente. Era uma blusa branca e saia plissada na cor azul marinho, bem abaixo do joelho. A Irmã Inácia não deixava usar saia curta de jeito nenhum. Quando saiam do colégio, enrolavam o cós da saia e assim virava uma mini-saia. A Irmã Inácia tinha a mesma fama do Padre Filinto. Os dois eram muito rigorosos na disciplina.

Todos os dois colégios tinham seus grupos de jovens, sempre muito ligados à religiosidade e as causas sociais. Participávamos das missas como coroinhas, procissões e algumas vezes a retiros religiosos. As jovens do Auxiliadora encenavam peças teatrais, shows musicais e muitas outras atividades, pois o colégio tem um excelente auditório. No Dom Bosco havia o JEM – Juventude em Marcha e o JER – Juventude em Ritmo.

O JER implantou no inicio de 1970, a primeira Missa da Juventude na capela do Colégio Maria Auxiliadora. As missas eram aos sábados às 18 horas. Os mais conservadores demoraram a aceitar, pois foi a primeira vez que se colocou uma banda para tocar numa missa com som de rock. Todos estavam acostumados com os mesmos cânticos tradicionais. 

MARIA AUXILIADORA E DOM BOSCO - Gente de Opinião

O atual Colégio Dom Bosco na Rua Almirante Barroso em foto de 1967. (Fonte: Arquivo CDB)



Quero registrar que os dois colégios continuam com suas atividades educacionais e religiosas, porém com uma grande diferença do passado. Agora a clientela dos colégios é mista. Matriculam alunos de ambos os sexos.

Aproveito a oportunidade para cumprimentar as instituições pela valiosa colaboração e comprometimento com a educação através dos colégios e com a saúde através do Hospital São José.

Parabéns as alunas e em especial a Associação das Ex-alunas do Colégio Maria Auxiliadora pelos 80 anos da instituição.

Muitas saudades da nossa juventude inocente e sadia.
Verdadeiros anos dourados... Recordar o passado é viver em dobro.

Fiquem todos com Deus...
Até a próxima.

ANISIO GORAYEB

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Anísio Gorayeb comunica que contraiu o Covid-19.

Olá meus amigos, infelizmente testei positivo para o Covid-19.Fiz o teste no dia 26/02 e recebi o resultado dia 01/03, as 11:30hs.Imediatamente comece

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

"DO FUNDO DO BAÚ" - INSTALAÇÃO DO TERRITÓRIO

O Território Federal do Guaporé foi criado dia 13 de setembro de 1943, através do Decreto No. 5812, assinado pelo Presidente Getulio Vargas.O primeiro

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

"DO FUNDO DO BAÚ" - PRAÇA MARECHAL RONDON

Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60.Nela, podemos ver ao fundo a constr

Adeus Marcelo Bennesby

Adeus Marcelo Bennesby

Infelizmente nosso querido amigo, colega de trabalhos na Rede TV Rondônia e grande profissional, Marcelo Bennesby, faleceu na madrugada dessa segunda-

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)