Quinta-feira, 6 de novembro de 2008 - 21h17
Diversas ruas da cidade não suportaram o grande volume de água. Nos pontos de maior declive, a enxurrada arrastou entulho para bueiros e igarapés alagando residências.
Daniel Panobianco Mais uma chuva forte atingiu Vilhena e desta vez em quantidade muito expressiva. Segundo dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foram registrados 83,4 milímetros de chuva entre as 15 e 17 horas, sendo 56 mm entre as 16 e 17 horas. Isso representa mais de 1/3 de todo o volume de chuva esperado na região para o mês de novembro que é de 250 mm aproximadamente. Com outras duas pancadas de chuva, uma no dia 1°, com 7,4 mm e outra no dia 4, com 38,8 mm, sobe para 129,6 mm o total acumulado somente nesses 6 primeiros dias do mês.
Os reflexos de tanta chuva são nítidos para quem vive ou passa por Vilhena. Os bairros mais afastados do centro são os mais precários. Com a falta de infra-estrutura e reparos por parte do poder público e do descaso de alguns moradores, que insistem em jogar lixo nas ruas, os bueiros existentes não conseguem suprir o grande volume de água de um temporal como o registrado nesta quinta-feira. Várias casas dos bairros São José e Cristo Rei tiveram alagamentos com o mau tempo.
Até mesmo as ruas que receberam asfalto novo há poucos meses, a força da chuva foi capaz de danificar a estrutura. O chamado asfalto "casca de ovo" provou mais uma vez, que mal começou o período das chuvas e mais uma vez, o dinheiro foi literalmente "jogado pelo ralo", como denunciam alguns vilhenenses.
Contudo, o problema é grave em ruas e avenidas com áreas de declive, principalmente as que dão acesso ao igarapé Pires de Sá, que corta o sul da cidade. A força da enxurrada, somente nas chuvas desse mês, já mostrou quão caótico ficará o tráfego caso medidas urgentes não sejam tomadas.
Dizer que a previsão é de mais chuva nos próximos dias não é nenhuma novidade para o vilhenense, mas para agravar a situação dos pontos críticos da cidade, os modelos numéricos projetam até 150 mm de chuva nos próximos 10 dias.
Além de Vilhena, a chuva caiu com força em Parecis no período da tarde. No interior do município e também no perímetro urbano, os alagamentos persistiam até o inicio da noite.
Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo
Cavalgada da Expojipa é neste sábado, 5
Faltando um dia para a tradicional Cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) 2025, a Paredão A
Reforma administrativa enxuga a máquina, traz economia e agilidade para serviços públicos
Com uma nova estrutura administrativa a partir da próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Porto Velho passa a operar com o tamanho da máquina púb
Nova estrutura organizacional da Prefeitura de Porto Velho entra em vigor a partir de 7 de julho
A Prefeitura de Porto Velho passa a operar, a partir da próxima segunda-feira (7), com uma nova estrutura administrativa. A mudança está regulamenta
Prefeitura de Porto Velho e governo estadual garantem avanço nas obras da Estrada da Penal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), segue avançando nas ações de infraestrutura viária. Nes