Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena registra 1/3 da chuva esperada para o mês em apenas três horas


 
Diversas ruas da cidade não suportaram o grande volume de água. Nos pontos de maior declive, a enxurrada arrastou entulho para bueiros e igarapés alagando residências.

Daniel Panobianco – Mais uma chuva forte atingiu Vilhena e desta vez em quantidade muito expressiva. Segundo dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foram registrados 83,4 milímetros de chuva entre as 15 e 17 horas, sendo 56 mm entre as 16 e 17 horas. Isso representa mais de 1/3 de todo o volume de chuva esperado na região para o mês de novembro que é de 250 mm aproximadamente. Com outras duas pancadas de chuva, uma no dia 1°, com 7,4 mm e outra no dia 4, com 38,8 mm, sobe para 129,6 mm o total acumulado somente nesses 6 primeiros dias do mês.

Os reflexos de tanta chuva são nítidos para quem vive ou passa por Vilhena. Os bairros mais afastados do centro são os mais precários. Com a falta de infra-estrutura e reparos por parte do poder público e do descaso de alguns moradores, que insistem em jogar lixo nas ruas, os bueiros existentes não conseguem suprir o grande volume de água de um temporal como o registrado nesta quinta-feira. Várias casas dos bairros São José e Cristo Rei tiveram alagamentos com o mau tempo.

Até mesmo as ruas que receberam asfalto novo há poucos meses, a força da chuva foi capaz de danificar a estrutura. O chamado asfalto "casca de ovo" provou mais uma vez, que mal começou o período das chuvas e mais uma vez, o dinheiro foi literalmente "jogado pelo ralo", como denunciam alguns vilhenenses.

Contudo, o problema é grave em ruas e avenidas com áreas de declive, principalmente as que dão acesso ao igarapé Pires de Sá, que corta o sul da cidade. A força da enxurrada, somente nas chuvas desse mês, já mostrou quão caótico ficará o tráfego caso medidas urgentes não sejam tomadas.

Dizer que a previsão é de mais chuva nos próximos dias não é nenhuma novidade para o vilhenense, mas para agravar a situação dos pontos críticos da cidade, os modelos numéricos projetam até 150 mm de chuva nos próximos 10 dias.

Além de Vilhena, a chuva caiu com força em Parecis no período da tarde. No interior do município e também no perímetro urbano, os alagamentos persistiam até o inicio da noite.

Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam