Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena registra 1/3 da chuva esperada para o mês em apenas três horas


 
Diversas ruas da cidade não suportaram o grande volume de água. Nos pontos de maior declive, a enxurrada arrastou entulho para bueiros e igarapés alagando residências.

Daniel Panobianco – Mais uma chuva forte atingiu Vilhena e desta vez em quantidade muito expressiva. Segundo dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foram registrados 83,4 milímetros de chuva entre as 15 e 17 horas, sendo 56 mm entre as 16 e 17 horas. Isso representa mais de 1/3 de todo o volume de chuva esperado na região para o mês de novembro que é de 250 mm aproximadamente. Com outras duas pancadas de chuva, uma no dia 1°, com 7,4 mm e outra no dia 4, com 38,8 mm, sobe para 129,6 mm o total acumulado somente nesses 6 primeiros dias do mês.

Os reflexos de tanta chuva são nítidos para quem vive ou passa por Vilhena. Os bairros mais afastados do centro são os mais precários. Com a falta de infra-estrutura e reparos por parte do poder público e do descaso de alguns moradores, que insistem em jogar lixo nas ruas, os bueiros existentes não conseguem suprir o grande volume de água de um temporal como o registrado nesta quinta-feira. Várias casas dos bairros São José e Cristo Rei tiveram alagamentos com o mau tempo.

Até mesmo as ruas que receberam asfalto novo há poucos meses, a força da chuva foi capaz de danificar a estrutura. O chamado asfalto "casca de ovo" provou mais uma vez, que mal começou o período das chuvas e mais uma vez, o dinheiro foi literalmente "jogado pelo ralo", como denunciam alguns vilhenenses.

Contudo, o problema é grave em ruas e avenidas com áreas de declive, principalmente as que dão acesso ao igarapé Pires de Sá, que corta o sul da cidade. A força da enxurrada, somente nas chuvas desse mês, já mostrou quão caótico ficará o tráfego caso medidas urgentes não sejam tomadas.

Dizer que a previsão é de mais chuva nos próximos dias não é nenhuma novidade para o vilhenense, mas para agravar a situação dos pontos críticos da cidade, os modelos numéricos projetam até 150 mm de chuva nos próximos 10 dias.

Além de Vilhena, a chuva caiu com força em Parecis no período da tarde. No interior do município e também no perímetro urbano, os alagamentos persistiam até o inicio da noite.

Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)