Domingo, 20 de janeiro de 2008 - 19h39
O barco já está fazendo o transporte dos moradores da região de São Lourenço, por determinação do município.
Em busca de oferecer o pronto atendimento as mais de 200 famílias ribeirinhas que foram prejudicadas com o rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica do Apertadinho, Cebel (Centrais Elétricas Belém), que aconteceu no último dia, 09, a prefeitura de Vilhena – através da Divisão de Fiscalização e Obras Públicas – notificou, nesta semana, a empresa. Ela terá o prazo de 30 dias para recuperar as três pontes – localizadas na estrada de São Lourenço, sobre o Rio Melgaço – que foram totalmente destruídas pelas águas da barragem. Foi solicitado também pelo município que a empresa colocasse um barco para transportar os moradores que ficaram isolados.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Lúcio Flávio Farias, uma comitiva composta pelo secretário de Obras e Serviços Públicos do município, João Batista Gonçalves (Cabo João), o engenheiro-perito da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Dariano de Oliveira e representantes da Cebel, percorreu o local do acidente para apurar e identificar os danos causados ao município. Estima-se que o prejuízo seja superior a R$ 400 mil.
O diretor da Cebel, Guilherme Medeiros Dias, disse que a primeira providência tomada pela empresa foi a disponibilidade de um barco que está auxiliando o transporte da população ribeirinha, devido à queda das pontes. A empresa também fretará um ônibus para conduzir os moradores no trajeto até a BR-364, facilitando o acesso à cidade. “A empreiteira que trabalhará na reconstrução das pontes já foi contratada. A previsão é que dentro de dez dias, pedestres, ciclistas e motociclistas já possam voltar a transitar pelo local e, no máximo, em 30 dias a situação já esteja totalmente normalizada”, garantiu Dias.
Segundo o prefeito Marlon Donadon, o município está de prontidão, oferecendo todo o suporte e atendimento necessário às famílias. “Estamos trabalhando para dar todo auxílio e respaldo aos moradores que vivem no São Lourenço, região banhada pelo Rio Melgaço. Nossa primeira providência foi a de detectar os danos, notificar a empresa para a agilidade no procedimento de recuperação das pontes, para que a população local tenha o acesso normalizado”, comentou o prefeito.
A PCH - A Usina Hidrelétrica – PCH Apertadinho, que estaria em funcionamento no próximo dia 15 de fevereiro – representaria a auto-suficiência em energia elétrica para o município de Vilhena. Deveria gerar algo em torno de 30 Megawatts por dia, oferecendo energia elétrica constante, mais barata e ecologicamente viável. “Sem dúvida, lamentamos o ocorrido. Mas temos a certeza de que as obras serão retomadas e a PCH-Apertadinho ainda sustentará a região com o abastecimento constante de energia aos empreendimentos aqui instalados e à população”, afirmou o prefeito.
Embargo – Dias ainda esclareceu que a obra encontra-se embargada pelo Ministério Público por um prazo de 30 dias, para que as obras emergenciais sejam atendidas e os equipamentos retirados. Ele complementou que a partir da autorização judicial, as obras de construção serão retomadas. A previsão é de que a Usina PCH- Apertadinho esteja em plena operação até o mês de setembro deste ano.
Fonte/fotos: Vilhenaagora
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)