Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

VILHENA: Empresa tem 30 dias para recuperar três pontes


O barco já está fazendo o transporte dos moradores da região de São Lourenço, por determinação do município.

Em busca de oferecer o pronto atendimento as mais de 200 famílias ribeirinhas que foram prejudicadas com o rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica do Apertadinho, Cebel (Centrais Elétricas Belém), que aconteceu no último dia, 09, a prefeitura de Vilhena – através da Divisão de Fiscalização e Obras Públicas – notificou, nesta semana, a empresa. Ela terá o prazo de 30 dias para recuperar as três pontes – localizadas na estrada de São Lourenço, sobre o Rio Melgaço – que foram totalmente destruídas pelas águas da barragem. Foi solicitado também pelo município que a empresa colocasse um barco para transportar os moradores que ficaram isolados. 

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Lúcio Flávio Farias, uma comitiva composta pelo secretário de Obras e Serviços Públicos do município, João Batista Gonçalves (Cabo João), o engenheiro-perito da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), Dariano de Oliveira e representantes da Cebel, percorreu o local do acidente para apurar e identificar os danos causados ao município. Estima-se que o prejuízo seja superior a R$ 400 mil.

O diretor da Cebel, Guilherme Medeiros Dias, disse que a primeira providência tomada pela empresa foi a disponibilidade de um barco que está auxiliando o transporte da população ribeirinha, devido à queda das pontes. A empresa também fretará um ônibus para conduzir os moradores no trajeto até a BR-364, facilitando o acesso à cidade. “A empreiteira que trabalhará na reconstrução das pontes já foi contratada. A previsão é que dentro de dez dias, pedestres, ciclistas e motociclistas já possam voltar a transitar pelo local e, no máximo, em 30 dias a situação já esteja totalmente normalizada”, garantiu Dias.

Segundo o prefeito Marlon Donadon, o município está de prontidão, oferecendo todo o suporte e atendimento necessário às famílias. “Estamos trabalhando para dar todo auxílio e respaldo aos moradores que vivem no São Lourenço, região banhada pelo Rio Melgaço. Nossa primeira providência foi a de detectar os danos, notificar a empresa para a agilidade no procedimento de recuperação das pontes, para que a população local tenha o acesso normalizado”, comentou o prefeito. 

A PCH - A Usina Hidrelétrica – PCH Apertadinho, que estaria em funcionamento no próximo dia 15 de fevereiro – representaria a auto-suficiência em energia elétrica para o município de Vilhena. Deveria gerar algo em torno de 30 Megawatts por dia, oferecendo energia elétrica constante, mais barata e ecologicamente viável. “Sem dúvida, lamentamos o ocorrido. Mas temos a certeza de que as obras serão retomadas e a PCH-Apertadinho ainda sustentará a região com o abastecimento constante de energia aos empreendimentos aqui instalados e à população”, afirmou o prefeito. 

Embargo – Dias ainda esclareceu que a obra encontra-se embargada pelo Ministério Público por um prazo de 30 dias, para que as obras emergenciais sejam atendidas e os equipamentos retirados. Ele complementou que a partir da autorização judicial, as obras de construção serão retomadas. A previsão é de que a Usina PCH- Apertadinho esteja em plena operação até o mês de setembro deste ano.

Fonte/fotos: Vilhenaagora

Mais Sobre Municípios

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz registrou uma queda de aproximadamente 60% no número de pacientes internados em tr