Sábado, 21 de fevereiro de 2009 - 13h28
Uma nova tentativa, dessa vez com o apoio do Deputado Federal Natan Donadon, a cooperativa deve finalmente funcionar
A Cooperativa Mista Agropecuária de Vilhena (Coopervil) está se preparando para voltar a funcionar e cumprir a atividade para que foi criada, há cerca de 13 anos. A entidade nasceu como parte de um sonho que poderia transformar o município de Vilhena em um grande centro de produção hortifrutigranjeiro de Rondônia, e que não deu certo, devido á ingerências e conflitos políticos.
O complexo abrangia o pólo de plasticultura (Coopernorte), e a Cooperativa de Fruticultura (Cooperfrutos), onde a Coopervil ficaria responsável pela industrialização do excedente de produção. Parte da produção seria enviada para os centros consumidores e outra parte seria encaminhada para a indústria para processamento, que funcionaria como um centro de reaproveitamento. A Coopernorte não deu certo e a Cooperfrutos não está produzindo nem 20% do previsto. Dessa forma o centro de industrialização não chegou a funcionar. O projeto teve a falência decretada ainda na administração de Heitor Tinti Batista, há nove anos.
A entidade, em parceria com a Suframa, ganhou um prédio com 16 salas equipadas para industrializar os produtos, com um laboratório de última geração. Desse total, apenas 6 salas estão sendo utilizadas. O Laticínio União utiliza três salas e o laboratório da Floramazon utiliza outras três salas. 10 salas estão desativadas, e existe ainda um laboratório de última geração para manipulação e análises químicas de produtos e alimentos.
Segundo o atual presidente da Coopervil, Isaias Brandeleiro, 51 anos, a entidade deve voltar a funcionar e cumprir o papel econômico e social para o qual foi criada. Matéria prima para industria não faltará. Vilhena perde um milhão de caixas de tomates por ano, que poderia industrializado, afirma Isaias.
Uma parceria com o Sindicato dos produtores Rurais de Vilhena, com o apoio do Deputado Federal Natan Donadon, da Prefeitura de Vilhena e do Governo do Estado, deverá colocar a entidade em pé. Acreditamos muito no trabalho do Deputado Natan Donadon, pelo que já vimos e ouvimos falar, com relação ao apoio que vem dando ao setor produtivo de Rondônia, disse Brandeleiro.
Natan Donadon está pleiteado um recurso junto à Suframa para que seja reativado alguns setores da Coopervil e para que todo o pátio da entidade seja devidamente murado. Em visita oficial ao Sindicato e a Cooperativa, Natan se colocou á disposição para os objetivos da nova diretoria seja alcançado. Eu acredito na capacidade de produção do município de Vilhena e na importância dessa agroindústria para o setor, por isso sou parceiro, afirmou Natan.
O Governo do Estado ficou de enviar dois técnicos, sendo um engenheiro de alimentos e um químico industrial, para que coloque em funcionamento o laboratório. A prefeitura de Vilhena deverá absorver a produção da cooperativa através do Banco de Alimentos, que será criado ainda neste ano. Vamos produzir determinados alimentos que serão aceito nos programas sociais da prefeitura e a merenda escolar, disse Brandeleiro.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Intervenção no bairro Tancredo Neves remove toneladas de resíduos para prevenir alagações
O conhecido inverno amazônico começou em Porto Velho, um período marcado por chuvas intensas, rajadas de vento e problemas relacionados a alagamentos

O Parque da Cidade se prepara para receber uma nova opção de lazer neste fim de semana: a pista de patinação no gelo abre oficialmente suas atividades

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo
Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de
Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)