Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

VILHENA: Coopervil, um sonho desenterrado


 
Uma nova tentativa, dessa vez com o apoio do Deputado Federal Natan Donadon, a cooperativa deve finalmente funcionar

A Cooperativa Mista Agropecuária de Vilhena (Coopervil) está se preparando para voltar a funcionar e cumprir a atividade para que foi criada, há cerca de 13 anos. A entidade nasceu como parte de um sonho que poderia transformar o município de Vilhena em um grande centro de produção hortifrutigranjeiro de Rondônia, e que não deu certo, devido á ingerências e conflitos políticos.

O complexo abrangia o pólo de plasticultura (Coopernorte), e a Cooperativa de Fruticultura (Cooperfrutos), onde a Coopervil ficaria responsável pela industrialização do excedente de produção. Parte da produção seria enviada para os centros consumidores e outra parte seria encaminhada para a indústria para processamento, que funcionaria como um centro de reaproveitamento. A Coopernorte não deu certo e a Cooperfrutos não está produzindo nem 20% do previsto. Dessa forma o centro de industrialização não chegou a funcionar. O projeto teve a falência decretada ainda na administração de Heitor Tinti Batista, há nove anos.

A entidade, em parceria com a Suframa, ganhou um prédio com 16 salas equipadas para industrializar os produtos, com um laboratório de última geração. Desse total, apenas 6 salas estão sendo utilizadas. O Laticínio União utiliza três salas e o laboratório da Floramazon utiliza outras três salas. 10 salas estão desativadas, e existe ainda um laboratório de última geração para manipulação e análises químicas de produtos e alimentos.

Segundo o atual presidente da Coopervil, Isaias Brandeleiro, 51 anos, a entidade deve voltar a funcionar e cumprir o papel econômico e social para o qual foi criada. “Matéria prima para industria não faltará. Vilhena perde um milhão de caixas de tomates por ano, que poderia industrializado”, afirma Isaias.

Uma parceria com o Sindicato dos produtores Rurais de Vilhena, com o apoio do Deputado Federal Natan Donadon, da Prefeitura de Vilhena e do Governo do Estado, deverá colocar a entidade em pé. “Acreditamos muito no trabalho do Deputado Natan Donadon, pelo que já vimos e ouvimos falar, com relação ao apoio que vem dando ao setor produtivo de Rondônia”, disse Brandeleiro.

Natan Donadon está pleiteado um recurso junto à Suframa para que seja reativado alguns setores da Coopervil e para que todo o pátio da entidade seja devidamente murado. Em visita oficial ao Sindicato e a Cooperativa, Natan se colocou á disposição para os objetivos da nova diretoria seja alcançado. “Eu acredito na capacidade de produção do município de Vilhena e na importância dessa agroindústria para o setor, por isso sou parceiro”, afirmou Natan.

O Governo do Estado ficou de enviar dois técnicos, sendo um engenheiro de alimentos e um químico industrial, para que coloque em funcionamento o laboratório. A prefeitura de Vilhena deverá absorver a produção da cooperativa através do Banco de Alimentos, que será criado ainda neste ano. “Vamos produzir determinados alimentos que serão aceito nos programas sociais da prefeitura e a merenda escolar”, disse Brandeleiro.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)