Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

VILHENA: Coopervil, um sonho desenterrado


 
Uma nova tentativa, dessa vez com o apoio do Deputado Federal Natan Donadon, a cooperativa deve finalmente funcionar

A Cooperativa Mista Agropecuária de Vilhena (Coopervil) está se preparando para voltar a funcionar e cumprir a atividade para que foi criada, há cerca de 13 anos. A entidade nasceu como parte de um sonho que poderia transformar o município de Vilhena em um grande centro de produção hortifrutigranjeiro de Rondônia, e que não deu certo, devido á ingerências e conflitos políticos.

O complexo abrangia o pólo de plasticultura (Coopernorte), e a Cooperativa de Fruticultura (Cooperfrutos), onde a Coopervil ficaria responsável pela industrialização do excedente de produção. Parte da produção seria enviada para os centros consumidores e outra parte seria encaminhada para a indústria para processamento, que funcionaria como um centro de reaproveitamento. A Coopernorte não deu certo e a Cooperfrutos não está produzindo nem 20% do previsto. Dessa forma o centro de industrialização não chegou a funcionar. O projeto teve a falência decretada ainda na administração de Heitor Tinti Batista, há nove anos.

A entidade, em parceria com a Suframa, ganhou um prédio com 16 salas equipadas para industrializar os produtos, com um laboratório de última geração. Desse total, apenas 6 salas estão sendo utilizadas. O Laticínio União utiliza três salas e o laboratório da Floramazon utiliza outras três salas. 10 salas estão desativadas, e existe ainda um laboratório de última geração para manipulação e análises químicas de produtos e alimentos.

Segundo o atual presidente da Coopervil, Isaias Brandeleiro, 51 anos, a entidade deve voltar a funcionar e cumprir o papel econômico e social para o qual foi criada. “Matéria prima para industria não faltará. Vilhena perde um milhão de caixas de tomates por ano, que poderia industrializado”, afirma Isaias.

Uma parceria com o Sindicato dos produtores Rurais de Vilhena, com o apoio do Deputado Federal Natan Donadon, da Prefeitura de Vilhena e do Governo do Estado, deverá colocar a entidade em pé. “Acreditamos muito no trabalho do Deputado Natan Donadon, pelo que já vimos e ouvimos falar, com relação ao apoio que vem dando ao setor produtivo de Rondônia”, disse Brandeleiro.

Natan Donadon está pleiteado um recurso junto à Suframa para que seja reativado alguns setores da Coopervil e para que todo o pátio da entidade seja devidamente murado. Em visita oficial ao Sindicato e a Cooperativa, Natan se colocou á disposição para os objetivos da nova diretoria seja alcançado. “Eu acredito na capacidade de produção do município de Vilhena e na importância dessa agroindústria para o setor, por isso sou parceiro”, afirmou Natan.

O Governo do Estado ficou de enviar dois técnicos, sendo um engenheiro de alimentos e um químico industrial, para que coloque em funcionamento o laboratório. A prefeitura de Vilhena deverá absorver a produção da cooperativa através do Banco de Alimentos, que será criado ainda neste ano. “Vamos produzir determinados alimentos que serão aceito nos programas sociais da prefeitura e a merenda escolar”, disse Brandeleiro.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam