Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vice-prefeita de Cacoal participa de jornada estadual contra pornografia


 
Pedofilia, aborto, infanticídio, legalização das drogas e prostituição infantil foram temas principais debatidos neste fim de semana na 2ª Jornada Estadual contra a pornografia, realizada, no dia 28, na cidade de Rolim de Moura. O evento foi promovido pelo coordenador da Jornada, deputado Valter Araújo (PTB), presidente da Comissão Especial de Combate à Pedofilia, Violência e Abuso contra Criança e Adolescentes e membro do programa “Todos Contra a Pedofilia” do Senado Federal.

A vice-prefeita de Cacoal, doutora Raquel Carvalho (PMDB), acompanhada da secretária de ação social e trabalho, Bella Borghi, parabenizou a iniciativa da comissão organizadora, enfatizando que a prefeitura de Cacoal se coloca a disposição para que, todos os mecanismos do governo municipal, sejam usados no combate à exploração sexual.

 “Queremos, em parceria com o Conselho Tutelar e com a Comissão Especial de Combate à Pedofilia, levantar esta bandeira. A educação sexual na sala de aula é o inicio para preparar nossas crianças contra os pedófilos que estão soltos na sociedade” enfatizou Raquel.      

Dados alarmantes destacam a importância do apoio da classe política e de diversos segmentos da sociedade contra a pedofilia. Os números estarrecedores da violência sexual contra crianças e adolescentes são altíssimos. 

Segundo dados da comissão, a pedofilia produz 105 bilhões de dólares por ano, mais que o narcotráfico. A venda de imagens e filmes de crianças em atos sexuais chega a custar 12 mil dólares na internet. Em 2007 foram 387 ocorrências registradas pelos órgãos policiais. Em 2008, esse número saltou para quase 5 mil ocorrências. E o mais grave, segundo o deputado, é que apenas 5 a 10% dos casos são registrados.

A 2ª Jornada Estadual Contra a Pedofilia teve como papel principal a conscientização. A sociedade pode se organizar nas escolas, associações comunitárias, igrejas, ONG’s, empresas, para impedir que crianças continuem  sendo aliciadas, cooptadas, arrebatadas na carne e moídas na alma.  

Fonte: Paulo Henrique Silva/DRT/RO 983

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho

Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou nesta terça-feira (31), na Praça CEU, a entrega de dois importantes investimentos voltados ao fortalecimento

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho

Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão

Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)