Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vereador quer 'Menor Aprendiz' em Médici


O vereador Gilmar Moura (PMDB), acompanhado pelo PM Márcio Lourenço e BM Uenderson Rodrigues estiveram nesta quinta-feira, 24 no município de Jaru para conhecerem de perto o trabalho maravilhoso que é realizado no município pelo SENAI, Prefeitura e Empresários com o Programa Menor Aprendiz, um programa do Governo Federal criado na época pelo ex-presidente Lula.

Vários municípios do Brasil adotaram a Lei Federal e implantaram o programa para incentivar os menores na busca qualificação e entrar mais cedo no mercado de trabalho.

Segundo o vereador que já conseguiu implantar a Guarda Mirim no município de Presidente Médici, essa é mais uma alternativa para poder contribuir com uma sociedade melhor, pois a ocupação dos menores os livram das drogas, ou qualquer mal que venha influenciar na formação e no caráter dos jovens.

“Entrei em contato com a Vereadora Rose Capelini (PDT) de Jarú e pedi a ela que me ajudasse descobrir como funciona o Menor Aprendiz em seu município, prontamente colocou-se a disposição e juntos visitamos a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde ficamos sabendo de um outro programa do Governo Federal, em conjunto com a prefeitura que é o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho, as pessoas acima de 16 a 64 anos”, disse.

Os vereadores também visitaram o Supermercado Irmãos Gonçalves, pioneiro na criação do programa. “Conversamos com o empresário senhor Wilson, que nos contou sobre o início do Menor Aprendiz em Jaru. Segundo ele foi muito difícil, nem todos os empresários toparam abraçar a causa, mas depois outras empresas passaram a fazer parte, como por exemplo, a Italac. Procuramos o SENAI, polo de Ji-Paraná e conseguimos trazê-los a Jaru, assim iniciou a parceria com o órgão e logo os cursos técnicos profissionalizantes aos menores”, comentou o empresário.

Para Gilmar Moura, Presidente Médici tem empresas que se enquadram no perfil do Programa Menor Aprendiz, também denominado Jovem Aprendiz, ou primeiro emprego. “A própria Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Prefeitura, Câmara Municipal, entre outros podem, e alguns casos devem contratar o jovem aprendiz, desde que este esteja inserido no programa, fazendo o curso profissionalizante e estudando no ensino fundamental ou médio, a principal exigência”, finalizou Moura.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)