Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - 07h08
O vereador Gilmar Moura (PMDB), acompanhado pelo PM Márcio Lourenço e BM Uenderson Rodrigues estiveram nesta quinta-feira, 24 no município de Jaru para conhecerem de perto o trabalho maravilhoso que é realizado no município pelo SENAI, Prefeitura e Empresários com o Programa Menor Aprendiz, um programa do Governo Federal criado na época pelo ex-presidente Lula.
Vários municípios do Brasil adotaram a Lei Federal e implantaram o programa para incentivar os menores na busca qualificação e entrar mais cedo no mercado de trabalho.
Segundo o vereador que já conseguiu implantar a Guarda Mirim no município de Presidente Médici, essa é mais uma alternativa para poder contribuir com uma sociedade melhor, pois a ocupação dos menores os livram das drogas, ou qualquer mal que venha influenciar na formação e no caráter dos jovens.
“Entrei em contato com a Vereadora Rose Capelini (PDT) de Jarú e pedi a ela que me ajudasse descobrir como funciona o Menor Aprendiz em seu município, prontamente colocou-se a disposição e juntos visitamos a Secretaria Municipal de Assistência Social, onde ficamos sabendo de um outro programa do Governo Federal, em conjunto com a prefeitura que é o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mundo do trabalho, as pessoas acima de 16 a 64 anos”, disse.
Os vereadores também visitaram o Supermercado Irmãos Gonçalves, pioneiro na criação do programa. “Conversamos com o empresário senhor Wilson, que nos contou sobre o início do Menor Aprendiz em Jaru. Segundo ele foi muito difícil, nem todos os empresários toparam abraçar a causa, mas depois outras empresas passaram a fazer parte, como por exemplo, a Italac. Procuramos o SENAI, polo de Ji-Paraná e conseguimos trazê-los a Jaru, assim iniciou a parceria com o órgão e logo os cursos técnicos profissionalizantes aos menores”, comentou o empresário.
Para Gilmar Moura, Presidente Médici tem empresas que se enquadram no perfil do Programa Menor Aprendiz, também denominado Jovem Aprendiz, ou primeiro emprego. “A própria Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Prefeitura, Câmara Municipal, entre outros podem, e alguns casos devem contratar o jovem aprendiz, desde que este esteja inserido no programa, fazendo o curso profissionalizante e estudando no ensino fundamental ou médio, a principal exigência”, finalizou Moura.
Fonte: Ascom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes
Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)