Sexta-feira, 12 de março de 2010 - 10h32
Com o fim do período chuvoso no sul da Amazônia, as tempestades de ventos e raios tornam-se cada vez mais frequentes e intensas. Cidades como Cacoal, Espigão d'Oeste e Pimenta Bueno registraram vendavais nesta quinta-feira.
Daniel Panobianco - O tempo virou pra valer em boa parte de Rondônia; Choveu e ventou forte em vários municípios sendo os do centro-sul os mais afetados por vendavais e chuvas torrenciais nas últimas 24 horas.
Em Espigão d'Oeste, o tempo mudou radicalmente por volta das 16 horas (local), com chuva intensa, de mais de 50 milímetros em poucos minutos e ventos fortes que ultrapassaram os 60 km/h. Em vários pontos do município, árvores caíram com a força da ventania.
Já em Pimenta Bueno, o vento intenso seguido de muita chuva também provocou medo na população ontem pela tarde. Algumas árvores caíram com o vendaval.
Em Cacoal, a chuva foi muito expressiva em pouco tempo. Dados da estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indicaram precipitação acumulada em apenas 60 minutos - entre as 14 e 15 horas (local) - de 29 mm, com rajada máxima de vento de 20,4 m/s, o que equivale a 73,4 km/h. A força da ventania destelhou parcialmente algumas construções e derrubou árvores, principalmente na faixa leste da cidade, a região mais afetada pela tempestade. A temperatura na mesma estação despencou de 31,4°C para 21,6°C em apenas uma hora.
Em Vilhena, um temporal também desabou com força entre as 16 e 17 horas (local), onde a estação automática do INMET na cidade aferiu para acumulado de 43,6 mm em apenas 60 minutos; Várias ruas e avenidas ficaram alagadas com o temporal.
No período da noite, chuva intensa, raios e muita ventania também causaram medo à população de Governador Jorge Teixeira.
Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores
Quando o diálogo acontece, o que era problema vira caminho. Foi com esse espírito que o Sebrae em Rondônia, por meio da Unidade de Cacoal, realizou

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná empossou sua nova diretoria na noite da última quarta-feira (17). O empresário Gederson Vigatti a

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)