Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vendaval assusta moradores no interior de Rondônia



Com o fim do período chuvoso no sul da Amazônia, as tempestades de ventos e raios tornam-se cada vez mais frequentes e intensas. Cidades como Cacoal, Espigão d'Oeste e Pimenta Bueno registraram vendavais nesta quinta-feira.


Daniel Panobianco - O tempo virou pra valer em boa parte de Rondônia; Choveu e ventou forte em vários municípios sendo os do centro-sul os mais afetados por vendavais e chuvas torrenciais nas últimas 24 horas. 

Em Espigão d'Oeste, o tempo mudou radicalmente por volta das 16 horas (local), com chuva intensa, de mais de 50 milímetros em poucos minutos e ventos fortes que ultrapassaram os 60 km/h. Em vários pontos do município, árvores caíram com a força da ventania. 

Já em Pimenta Bueno, o vento intenso seguido de muita chuva também provocou medo na população ontem pela tarde. Algumas árvores caíram com o vendaval. 

Em Cacoal, a chuva foi muito expressiva em pouco tempo. Dados da estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indicaram precipitação acumulada em apenas 60 minutos - entre as 14 e 15 horas (local) - de 29 mm, com rajada máxima de vento de 20,4 m/s, o que equivale a 73,4 km/h. A força da ventania destelhou parcialmente algumas construções e derrubou árvores, principalmente na faixa leste da cidade, a região mais afetada pela tempestade. A temperatura na mesma estação despencou de 31,4°C para 21,6°C em apenas uma hora. 

Em Vilhena, um temporal também desabou com força entre as 16 e 17 horas (local), onde a estação automática do INMET na cidade aferiu para acumulado de 43,6 mm em apenas 60 minutos; Várias ruas e avenidas ficaram alagadas com o temporal. 

No período da noite, chuva intensa, raios e muita ventania também causaram medo à população de Governador Jorge Teixeira.

Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo


Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)