Sexta-feira, 12 de março de 2010 - 10h32
Com o fim do período chuvoso no sul da Amazônia, as tempestades de ventos e raios tornam-se cada vez mais frequentes e intensas. Cidades como Cacoal, Espigão d'Oeste e Pimenta Bueno registraram vendavais nesta quinta-feira.
Daniel Panobianco - O tempo virou pra valer em boa parte de Rondônia; Choveu e ventou forte em vários municípios sendo os do centro-sul os mais afetados por vendavais e chuvas torrenciais nas últimas 24 horas.
Em Espigão d'Oeste, o tempo mudou radicalmente por volta das 16 horas (local), com chuva intensa, de mais de 50 milímetros em poucos minutos e ventos fortes que ultrapassaram os 60 km/h. Em vários pontos do município, árvores caíram com a força da ventania.
Já em Pimenta Bueno, o vento intenso seguido de muita chuva também provocou medo na população ontem pela tarde. Algumas árvores caíram com o vendaval.
Em Cacoal, a chuva foi muito expressiva em pouco tempo. Dados da estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indicaram precipitação acumulada em apenas 60 minutos - entre as 14 e 15 horas (local) - de 29 mm, com rajada máxima de vento de 20,4 m/s, o que equivale a 73,4 km/h. A força da ventania destelhou parcialmente algumas construções e derrubou árvores, principalmente na faixa leste da cidade, a região mais afetada pela tempestade. A temperatura na mesma estação despencou de 31,4°C para 21,6°C em apenas uma hora.
Em Vilhena, um temporal também desabou com força entre as 16 e 17 horas (local), onde a estação automática do INMET na cidade aferiu para acumulado de 43,6 mm em apenas 60 minutos; Várias ruas e avenidas ficaram alagadas com o temporal.
No período da noite, chuva intensa, raios e muita ventania também causaram medo à população de Governador Jorge Teixeira.
Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)