Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Valverde explica a motos taxistas a isenção de IPI na compra das motocicleta



O deputado Eduardo Valverde(PT/RO) se encontrou com a associação dos motos taxistas de Ariquemes, uma das mais bem organizadas de Rondônia, para explicar o teor do seu projeto de lei, que dá incentivos fiscais para a compra de motos.

De acordo com o parlamentar hoje o serviço prestado pelos motos taxistas é uma necessidade em muitos municípios, sobretudo os pequenos, que tem uma carência de transporte público.

Conforme Valverde, cerca de 2,8 milhões de pessoas trabalham hoje sobre motos no país, dos quais algo em torno de 600 mil são moto taxistas em cerca de 3 mil 500 municípios.

A isenção seria via Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de motocicletas, visto que hoje, informou o parlamentar, o beneficio já existe para taxistas, portadores de deficiência física, visual ou mental e autistas.

Outra forma de financiamento também sugerida por Valverde é através da linha de financiamento do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para motos de uso em transporte de passageiros.

"O alcance social da isenção é indiscutível, além do que em muitas localidades a motocicleta é o meio mais eficiente de transporte ofertado à comunidade”, disse o deputado ressaltando que o benefício do IPI ou do FAT se faz necessário por conta da renda deste segmento não superar os dois salários mínimos.

A proposta está sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões após receber as designações da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. 

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam