Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vacinação Contra Raiva Animal começa na próxima semana


Vacinação Contra Raiva Animal começa na próxima semana - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciará no próximo dia 14 de agosto a Campanha Nacional Contra Raiva Animal. A expectativa é vacinar aproximadamente 28 mil cães e gatos na área urbana e rural do município.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, as equipes iniciarão a campanha nas aldeias indígenas com apoio da Casa de Saúde Indígena (Casai). Até o dia 16 de agosto, os cães e gatos das aldeias Igarapé, Pedro, Lourdes, Cinco Irmãos, Icolén e Iterap estarão vacinados.

A próxima etapa será a imunização dos animais dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, nos dias 21 a 23 de agosto. As equipes seguem para a área rural no dia 29 de agosto onde visitarão todas as casas dos setores rurais do município: Gleba G, 200, Riachuelo e Itapirema.

“Nós adotamos uma estratégia em 2017 que deu muito certo e pretendemos repetir esse ano. Durante 52 dias, de segunda a quinta-feira, nossas equipes farão a vacinação de casa em casa. A ideia é diminuir ao máximo a possibilidade de ter animais sem a imunização contra a raiva na área rural”, explicou Eliana Pereira.

Na área urbana a campanha será realizada em duas etapas. No primeiro distrito está marcado para o dia 25 de agosto, sábado. Essa é a região de Ji-Paraná onde o Centro de Controle de Zoonoses registrou maior número de cães e gatos. Serão montados diversos pontos de vacinação onde atuarão 120 vacinadores como agentes de saúde, técnicos de enfermagem e acadêmicos da área da saúde. No segundo distrito está marcado para o dia 15 de setembro, sábado. Como a área territorial é maior, serão montados mais pontos de vacinação em escolas, igrejas e unidades de saúde, que devem contar com 170 vacinadores.

“O horário de vacinação nos dois distritos de Ji-Paraná será das 8 horas às 17 horas. Todos os donos de cães e gatos devem levar os animais com mais de 60 dias de idade. A vacinação é a única maneira de manter o município livre da raiva, uma doença contagiosa que pode ser transmitida ao homem por meio do vírus, presente na saliva e secreções de animais infectados. A vacina é gratuita”, esclareceu a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)