Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 12h18
A construção da nova usina de produção de calcário, em Pimenta Bueno, segue em ritmo acelerado. A previsão do governo do Estado é de que comece as operações num prazo de 90 dias. “A expectativa é de que até o início de agosto poderemos ter a usina iniciando sua produção”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Emerson Castro.
Estão sendo erguidos três galpões pré-moldados, que deverão receber os modernos equipamentos de produção. As máquinas de processamento do calcário já foram adquiridas.
“Todo o processo de moagem do calcário será automatizado”, explica o coordenador de apoio ao desenvolvimento à produção, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Codip/Sedes), José Paulo Ribeiro Gonçales.
A usina recebeu recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 11 milhões. A unidade industrial terá capacidade para produzir cerca de 400 mil toneladas por ano. O produto será destinado ao melhoramento do solo nas propriedades rurais do Estado.
“Com o calcário, teremos melhores pastagens para o gado, o que deverá impactar no aumento da produção de leite, além de beneficiar o cultivo das lavouras em geral”, diz José Paulo. “Além disso, o custo do frete será barateado e mais acessível em relação ao produto que hoje é trazido do Mato Grosso”.
Quatro máquinas trabalham no local: uma escavadeira hidráulica, uma pá-carregadeira e dois caminhões. A usina está sendo construída no km 52 da Estrada do Calcário. Apesar da área pertencer ao município de Pimenta Bueno, o acesso é feito por Espigão do Oeste. “A região é uma das mais ricas em Calcário no Estado e será capaz de abastecer a usina por longos anos”, confirma o presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CRM), Moisés Góes.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)