Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Usina de calcário começa a funcionar em 90 dias


A construção da nova usina de produção de calcário, em Pimenta Bueno, segue em ritmo acelerado. A previsão do governo do Estado é de que comece as operações num prazo de 90 dias. “A expectativa é de que até o início de agosto poderemos ter a usina iniciando sua produção”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Emerson Castro.

Estão sendo erguidos três galpões pré-moldados, que deverão receber os modernos equipamentos de produção. As máquinas de processamento do calcário já foram adquiridas.

“Todo o processo de moagem do calcário será automatizado”, explica o coordenador de apoio ao desenvolvimento à produção, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Codip/Sedes), José Paulo Ribeiro Gonçales.

A usina recebeu recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 11 milhões. A unidade industrial terá capacidade para produzir cerca de 400 mil toneladas por ano. O produto será destinado ao melhoramento do solo nas propriedades rurais do Estado.

“Com o calcário, teremos melhores pastagens para o gado, o que deverá impactar no aumento da produção de leite, além de beneficiar o cultivo das lavouras em geral”, diz José Paulo. “Além disso, o custo do frete será barateado e mais acessível em relação ao produto que hoje é trazido do Mato Grosso”.

Quatro máquinas trabalham no local: uma escavadeira hidráulica, uma pá-carregadeira e dois caminhões. A usina está sendo construída no km 52 da Estrada do Calcário. Apesar da área pertencer ao município de Pimenta Bueno, o acesso é feito por Espigão do Oeste. “A região é uma das mais ricas em Calcário no Estado e será capaz de abastecer a usina por longos anos”, confirma o presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CRM), Moisés Góes.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce