Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TRE sustenta decisão que indeferiu registro de Melki Donadon em Vilhena



O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia decidiu na Sessão realizada na tarde desta quarta-feira (27), confirmar o indeferimento da candidatura de Melkisedek Donadon e deferir a candidatura de Rosani Terezinha Pires da Costa Donadon.

O Juízo da 4ª Zona Eleitoral indeferiu a candidatura à prefeito de Vilhena de Melkisedek Donadon por imoralidade para exercício do mandato eletivo, rejeição de contas, e quitação extemporânea de multa eleitoral. No tocante à Rosani Terezinha Pires da Costa Donadon, candidata a vice-prefeita, indeferiu o registro por não possuir o requisito de moralidade par o exercício de mandato.

O pedido que culminou com o indeferimento da candidatura de Melkisedek partiu do Ministério Público Eleitoral e do PPS, PSB, PRP e PTN. Já com relação à recorrente Rosani Donadon foi o Ministério Público Eleitoral, PPS e PRP que pediram a impugnação.

O relator dos recursos n.966 e 967, respectivamente, impetrados por Melkisedek e Rosani foi o Juiz Paulo Rogério José (foto).

A Corte Eleitoral decidiu dar provimento parcial ao recurso de MELKISEDEK DONADON, para reformar parcialmente a sentença do juízo de primeiro grau, e indeferir o registro de candidatura tão-somente por rejeição das contas, com base na alínea "g", do inciso I, do artigo 1º, da Lei Complementar n. 64/90, e por ausência de quitação eleitoral, e por via de conseqüência indeferir o registro da chapa majoritária nos termos do artigo 48 da Resolução TSE n. 22.717/08. Por maioria, também se decidiu pelo impedimento do prosseguimento da propaganda política.

No tocante ao recurso de ROSANI TEREZINHA PIRES DA COSTA DONADON, apesar do Tribunal ter decidido pelo deferimento de seu registro (por não haver condenação transitada em julgado), a sua candidatura, mesmo assim, resta prejudicada em conseqüência do disposto no artigo 48 da Resolução TSE n. 22.717/08 ("[...] o registro da chapa majoritária somente será deferido se ambos os candidatos forem considerados aptos, não podendo este ser deferido sob condição").

Fonte: Ascom/TRE-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)