Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Transferência de servidores prejudica prestação jurisdicional


 
Transferência de servidores da Justiça do Trabalho de Jaru para outras Comarcas, prejudica prestação jurisdicional no município e deve acarretar atraso no despacho de processos, segundo alertou nesta terça-feira (03) o conselheiro estadual da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), Francisco César Trindade Rêgo.

Segundo César Trindade, recentemente dois servidores da Vara do Trabalho de Jaru foram transferidos. Uma para Ariquemes e outro para Ouro Preto do Oeste. Com outros servidores em férias e com a licença do diretor da secretaria – por conta de seu casamento, a Vara sofrerá com carência de mão- de-obra. “Além do acúmulo de trabalho, haverá o atraso no atendimento e no despacho dos processos, o que confere prejuízo ao cidadão que busca reparação de seus direitos na Justiça do Trabalho”.

César Trindade afirma ainda que a OAB-RO se reunirá com a diretoria do TRT\14 para solicitar a reposição do pessoal. “Não queremos ampliação do quadro, mas apenas reposição, sob risco de a Comarca não conseguir cumprir suas metas, causando desgaste ao servidor e ao cidadão que recorre a Justiça para requere seus direitos”.

A demanda judicial em Jaru, que já é considerada elevada (mais de 30 processo novos por mês), deve aumentar com a instalação de indústrias e empresas de suporte na região. “A demanda de processos tem crescido diuturnamente e, entre esta semana e a próxima, serão distribuídas 60 novas ações em desfavor do Município. Por outro lado, grandes empresas estão instalando canteiros de obras em Jaru. Quando essas obras acabarem, os trabalhadores certamente serão demitidos e procurarão a Justiça do Trabalho para lutar por seus direitos. Quatro funcionários, que é o que a Vara vai dispor dentre breve, não darão conta de tanto serviço”, reitera.

O conselheiro da OAB-RO chama atenção para a regra que obriga o TRT só transferir servidor quando houver a substituição, para não haver prejuízo na prestação jurisdicional. “O TRT não tem cumprido essa regra”, protesta o conselheiro.

Fonte: Ascom /  OAB-RO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)