Quinta-feira, 2 de agosto de 2007 - 14h10
Durante sessão ordinária na manhã desta quinta-feira (02.08), no plenário das deliberações, o deputado estadual Alex Testoni (PTN), falou sobre a Lei que proíbe a pesca profissional no Vale do Guaporé, ressaltando que o projeto foi polêmico e que gerou muitas discussões. A pesca está sendo fiscalizada e o governo do estado está sensível a toda situação, tanto é que fez um acordo com os pescadores da região e no próximo sábado (04) esses pescadores irão receber recursos, através de financiamento, para a compra de motor de popa, barco, construção de farinheira, construção de pousada e outros investimentos para valorizar o turismo local, destacou Alex, que garante que a Lei não está trazendo prejuízos aos moradores locais.
O deputado destacou ainda que, nos próximos 15 dias, o governo estará entregando 20 barcos para os pescadores. Tudo isso que está sendo feito para incentivar o turismo na região do Vale do Guaporé. Não tem pesca, mas tem estrutura para receber turistas e mostrar as belezas naturais da região, sem gerar deficiências ao meio ambiente, finalizou Testoni.
BALANÇAS FRIGORÍFICAS
Sobre a lei das balanças frigoríficas em vigor há 90 dias, o deputado falou sobre o descaso dos frigoríficos do estado em cumprir o que determina a Lei, que obriga a instalação de uma segunda balança de pesagem para verificar o real peso da arroba do boi. Hoje existe uma diferença de até uma arroba por boi pesado, e isso gera prejuízos a Rondônia, o estado deixa de recolher em ICMS aproximadamente R$ 15 milhões por mês disso Alex Testoni, ao se referir a resistência dos empresários em instalar as balanças. O deputado falou ainda que dessa forma ele coloca os frigoríficos de Rondônia sob suspeita, por isso propôs a criação de uma comissão de fiscalização para baixar normas que determinem multa de até R$ 10 mil para quem desobedecer a Lei, além de perder os o direito aos incentivos fiscais. Entendo que existe um monopólio, um quartel dos frigoríficos, mas o primeiro passo já foi dado para acabar com isso, que foi a criação da lei, agora precisamos fazer valer essa Lei, falou Alex.
Em aparte o deputado Tiziu parabenizou o tema abordado pelo deputado Testoni e sugeriu que a comissão de fiscalização e Justiça da Assembléia seja acionada para ajudar a fiscalizar o cumprimento da Lei.
Já o deputado Jesualdo Pires destacou que quem sofre com tudo isso é o produtor rural, que deixa de vender o boi por um preço justo. A lei é simples e com ela os produtores têm a certeza de não estarem sendo enganados.
Testoni encerrou o discurso afirmando que a Assembléia Legislativa não será desmoralizada por conta dessa lei, e isso vai, com certeza, aumentar a arrecadação do governo do estado, o que vai possibilitar o governador Ivo Cassol de fazer novos investimentos.
Fonte: Decom - Eliane
Regulariza Jipa atende 500 famílias em Nova Colina
Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e da Secretaria Municip
Projeto “Resgatando o Civismo” acontece no dia 1º de setembro em frente ao Prédio do Relógio
O Projeto “Resgatando o Civismo”, que traz como tema: Brasil que Vive em Nós, acontece a partir das 16h, em frente ao Prédio do Relógio, sede da Pre
Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho
Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re
Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça
O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de