Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 14h41
Porto Velho, 28 de fevereiro de 2011 – Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) participaram na semana passada de reuniões nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim para orientar os prefeitos sobre a descentralização das Ações de Gestão Ambiental e discutir a criação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que irão gerenciar as ações de baixo impacto ambiental nos municípios.
A descentralização das atividades de licenciamento e fiscalização de caráter local será feita através da gestão ambiental compartilhada, onde a SEDAM tem a função de repassar as atribuições aos municípios de forma integrada e participativa. “Por isso que estamos percorrendo todos os municípios para apresentar aos prefeitos a nova proposta do Governo do Estado de realizar a descentralizar as ações ambientais”, explicou a professora Maria Rilmacy Leandro, Coordenadora de Educação Ambiental da SEDAM.
A aceitação da descentralização das ações ambientais foi unânime pelos prefeitos municipais. José Rover, prefeito de Vilhena, mostrou-se otimista com a parceria da SEDAM na gestão compartilhada. “Nosso objetivo é trazer melhorias e diminuir as burocracias dos licenciamentos ambientais”, destacou o prefeito.
O licenciamento ambiental é um procedimento de controle prévio das atividades potencialmente causadoras de impacto sobre o meio ambiente. Um dos principais instrumentos normativos que cuida do licenciamento ambiental de atividades potencialmente ou efetivamente causadoras de danos ao meio ambiente é a Resolução CONAMA nº 237/97, que nos artigos 4º, 5º e 6º fixou a competência do IBAMA, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no que tange ao licenciamento.
Conforme determinação do governo do estado a SEDAM irá criar as Unidades Integradas de Gestão Ambiental (UIGA's) no sentido de facilitar o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelo órgão ambiental, evitando o deslocamento dos usuários até a sede, em Porto Velho. Nas UIGA's, o cliente pode solicitar o Licenciamento Ambiental, denunciar crimes ambientais, obter todas as informações sobre o processo em tramitação e, ainda, protocolar ofícios e documentos em geral.
Os municípios contemplados receberão capacitação e equipamentos para exercerem a fiscalização da poluição sonora e o licenciamento de empreendimentos e atividades considerados de pequeno potencial poluidor/degradador, segundo classificação feita pela SEDAM, como, por exemplo: lava jato, posto de gasolina, padaria, laboratório, indústria gráfica, fabricação de gelo, serralheria, etc.
Fonte: Marilza Rocha / Sedam
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)