Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Técnicos da Sedam orientam prefeitos



Porto Velho, 28 de fevereiro de 2011 – Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) participaram na semana passada de reuniões nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim para orientar os prefeitos sobre a descentralização das Ações de Gestão Ambiental e discutir a criação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que irão gerenciar as ações de baixo impacto ambiental nos municípios.

A descentralização das atividades de licenciamento e fiscalização de caráter local será feita através da gestão ambiental compartilhada, onde a SEDAM tem a função de repassar as atribuições aos municípios de forma integrada e participativa. “Por isso que estamos percorrendo todos os municípios para apresentar aos prefeitos a nova proposta do Governo do Estado de realizar a descentralizar as ações ambientais”, explicou a professora Maria Rilmacy Leandro, Coordenadora de Educação Ambiental da SEDAM.

A aceitação da descentralização das ações ambientais foi unânime pelos prefeitos municipais. José Rover, prefeito de Vilhena, mostrou-se otimista com a parceria da SEDAM na gestão compartilhada. “Nosso objetivo é trazer melhorias e diminuir as burocracias dos licenciamentos ambientais”, destacou o prefeito.

O licenciamento ambiental é um procedimento de controle prévio das atividades potencialmente causadoras de impacto sobre o meio ambiente. Um dos principais instrumentos normativos que cuida do licenciamento ambiental de atividades potencialmente ou efetivamente causadoras de danos ao meio ambiente é a Resolução CONAMA nº 237/97, que nos artigos 4º, 5º e 6º fixou a competência do IBAMA, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios no que tange ao licenciamento.

Conforme determinação do governo do estado a SEDAM irá criar as Unidades Integradas de Gestão Ambiental (UIGA's) no sentido de facilitar o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelo órgão ambiental, evitando o deslocamento dos usuários até a sede, em Porto Velho. Nas UIGA's, o cliente pode solicitar o Licenciamento Ambiental, denunciar crimes ambientais, obter todas as informações sobre o processo em tramitação e, ainda, protocolar ofícios e documentos em geral.

Os municípios contemplados receberão capacitação e equipamentos para exercerem a fiscalização da poluição sonora e o licenciamento de empreendimentos e atividades considerados de pequeno potencial poluidor/degradador, segundo classificação feita pela SEDAM, como, por exemplo: lava jato, posto de gasolina, padaria, laboratório, indústria gráfica, fabricação de gelo, serralheria, etc.

Fonte: Marilza Rocha / Sedam
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)