Segunda-feira, 7 de novembro de 2011 - 14h29
Em solenidade prestigiada pelo governador do Estado, Confúcio Moura, e pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valter Araújo, com a presença ainda de representantes do Judiciário, Ministério Público e dos Tribunais de Contas, além de autoridades religiosas, políticas e militares de Rondônia, o TCE inaugurou, nesta segunda-feira (7), sua Secretaria Regional de Controle Externo em Ariquemes, para atender 11 municípios do Vale do Jamari.
Mais de 250 pessoas assistiram à cerimônia de implantação da unidade administrativo-fiscalizadora da Corte de Contas, que leva o nome da servidora do TCE, Ruth Cloé de Britto Carvalho, falecida em 2010. O ato, realizado no auditório da regional, teve momentos marcantes, com pronunciamentos de emoção e considerações a respeito da iniciativa do TCE, além de homenagens e agradecimentos.
Os trabalhos foram abertos com o hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado e do município de Ariquemes, seguido do descerramento de três placas em homenagem a autoridades importantes na construção da obra ou mesmo na consolidação do processo de interiorização do TCE, que já tem em funcionamento duas unidades: Vilhena e Cacoal.
Houve, ainda, a bênção das dependências do prédio, feita por meio de culto ecumênico celebrado pela pastora Ilma Ferretti e pelo reverendo Carlos de Lima. Logo depois, foi formada a mesa de honra, com representantes dos Tribunais de Contas, dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Ministérios Públicos Estadual e de Contas, Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e União das Câmaras de Vereadores de Rondônia (Ucaver).
Anfitrião do evento, o presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo, inicialmente explicou a importância da interiorização para a melhoria não só da função fiscalizadora da Corte de Contas, mas também do papel pedagógico: “O Tribunal tem essa missão, já que o agente político, formado no labor da universidade da vida, muitas vezes não dispõe do conhecimento técnico sobre as leis e os procedimentos que regem a administração pública”.
O conselheiro presidente aproveitou para agradecer o apoio recebido por parte do Governo do Estado e da Assembleia, da parceria estabelecida com a Arom e a Ucaver, ao longo de todo o processo de interiorização, e, no caso de Ariquemes, da cooperação da Prefeitura e da Câmara Municipal, na doação e aprovação do projeto que concedeu ao TCE o terreno para a construção da regional.
Encerrado o discurso presidencial, o técnico do TCE, Adriel Pedroso dos Reis, fez uma homenagem à servidora Ruth Cloé, que dá nome à regional. Em sua fala, Adriel destacou, entre outros pontos, a dignidade, zelo e afinco da servidora ao longo de sua trajetória na Corte. Pronunciou-se também o viúvo da servidora, médico Robson Jorge, que estava acompanhado de sua filha, Rafaela Jorge.
AUTORIDADES
Classificando o processo de interiorização do TCE-RO como uma iniciativa corajosa e ousada, o representante da Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz Filho, disse que a instalação da unidade em Ariquemes representa “a germinação de uma semente, que certamente dará frutos para a sociedade rondoniense”.
Já o presidente da Arom, Laerte Gomes, prefeito de Alvorada do Oeste, lembrou que a aproximação do TCE dos municípios garante “mais transparência à gestão pública”.
Nesse mesmo sentido, o presidente da Ucaver, Luiz Carlos Katatal, presidente da Câmara de Cacoal, salientou as vantagens que a presença física do Tribunal traz aos municípios do interior: “Assim como Cacoal já está colhendo frutos dessa interiorização, creio que Ariquemes e sua grande região serão beneficiadas com mais esse serviço disponibilizado pelo Tribunal”.
O presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo, falou que abertura da unidade do TCE em Ariquemes é um momento histórico. “É um sonho, sonhado pelos membros da Corte, seus servidores e por todos que querem ver a administração pública mais eficiente e eficaz. Por isso, este é um momento de júbilo, a realização do sonho de trazer o Tribunal mais próximo dos prefeitos, dos poderes nos municípios e da própria população”, acentuou.
Relembrando as dificuldades do início da formação do Estado, quando os prefeitos, por não terem a devida instrução, eram punidos com a perda até de bens pessoais, o governador Confúcio Moura destacou que a vinda do TCE para o interior também serve para evitar a repetição desses erros.
“Embora hoje a realidade seja outra, sempre é bom ter o Tribunal mais próximo, instruindo, mostrando como não errar, colaborando, assim, para o desenvolvimento do nosso Estado e para que possamos ofertar à nossa população um serviço público de melhor qualidade, em conformidade com nossas riquezas e nosso desenvolvimento”, concluiu.
Fonte: TCE
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)