Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE alerta: Prefeitura de Ji-Paraná precisa reduzir gastos com folha


TCE alerta: Prefeitura de Ji-Paraná precisa reduzir gastos com folha - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) emitiu no final do mês de março, novo alerta à Prefeitura Municipal de Ji-Paraná recomendando a redução imediata dos percentuais relativos aos gastos com folha de pagamento de servidores, sob pena do Prefeito Municipal sofrer as sanções previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Lei Complementar 101.

 

A aferição do Tribunal de Contas ressalta que Ji-Paraná continua com índices acima do limite exigido de 48,50%. Em novembro de 2018, o TCE-RO já havia notificado o município, quando constatou que o índice de folha de pagamento estava em 50,47 %.

 

A Prefeitura, visando adequação dos percentuais, promoveu a exoneração de 161 servidores em cargos de comissão. Entretanto, as medidas adotadas não foram suficientes e, na última aferição da gestão fiscal do município, o Tribunal de Contas constatou que o índice de folha de pagamento está em 49,03% da receita corrente líquida, ou seja, ainda acima do limite de 48,50% e, por tanto, sendo necessárias novas medidas para redução de gastos com servidores.

 

Conforme explicou o Controlador Geral do Município, Elias Caetano Silva, apesar de o limite prudencial estabelecido ser de 51,30% da receita corrente líquida, é fundamental que a administração pública adote nova medidas para reduzir os gastos e manter o índice dentro do limite de 48,50%, dentro dos parâmetros exigidos pela legislação e em conformidade com a instrução normativa nº 039/2013/TCE-RO.

 

Já o secretário municipal de Fazenda, Luiz Fernandes Ribas Motta, explicou que a arrecadação municipal há muito tempo não tem acompanhado a crescente demanda de serviços necessários e que oferecidos a população.

 

Outro ponto exposto por Luiz Fernandes, é que apesar de a Prefeitura ter realizado as exonerações de cargos em comissão, também realizou a contratação de mais de 90 servidores concursados, aprovados no último concurso público realizado em 2018. 

 

“O ingresso desses novos servidores na administração pública também refletem na evolução desses índices”, explicou o Secretário.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)