Quinta-feira, 21 de outubro de 2010 - 16h05
A função dos membros de conselho no acompanhamento e controle social da aplicação dos recursos públicos, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi destacada pelo presidente em exercício do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro
Valdivino Crispim de Souza, durante a abertura do curso sobre o Fundo, na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia).
Segundo Crispim, o trabalho dos conselheiros do Fundeb, por ser exercido de modo voluntário, precisa ser mais valorizado, inclusive com a capacitação dos seus membros. “O Tribunal de Contas está aqui, hoje, para isso: auxiliá-los no que for possível para que a fiscalização desses recursos seja feita de forma ainda mais eficiente”, diz.
O presidente em exercício do TCE ainda lembrou que, ao apreciar as contas dos gestores, a Corte considera fundamental o parecer do Conselho do Fundeb: “É o controle direto da sociedade, que, para nós, do Tribunal de Contas, é importantíssimo para a boa aplicação dos recursos na educação, vetor fundamental da nossa economia.”
Além do conselheiro, a mesa de abertura do curso teve, ainda, a presença do prefeito de Ariquemes, Márcio Raposo, do presidente da Câmara, vereador Saulo Moreira, recém-eleito deputado estadual, da secretária de Governo, Débora Raposo, e dos instrutores da capacitação, Valdelice Nogueira Vieira, secretária interina da Regional do TCE em Vilhena, e Cláudio José Uchôa, assessor da Escola de Contas.
O prefeito Márcio Raposo, em breve fala, ressaltou as ações didático-pedagógicas que o TCE tem realizado no interior do Estado. “Este curso é um exemplo disso, pois busca aperfeiçoar ainda mais os conselheiros do Fundeb mais antigos e treinar os mais novos”, afirma.
Já o vereador presidente Saulo Moreira também falou da atuação “inovadora do Tribunal de Contas, tornando-se um parceiro das prefeituras e câmaras na orientação e explicação sobre assuntos relativos à administração pública, como é o caso do Fundeb e da educação”.
PARTICIPANTES
Organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, em parceria com a Secretaria Regional de Controle Externo de Vilhena, com o apoio da Prefeitura de Ariquemes e do Ministério Público Estadual, o curso sobre Fundeb já foi realizado em três municípios polos do Estado (Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná), capacitando quase 200 membros de conselho e secretários de Educação.
Em Ariquemes, conselheiros e servidores de 10 municípios participam da qualificação - além da sede, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Jaru, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Theobroma. O treinamento segue durante todo o dia de hoje, encerrando-se nesta sexta-feira (22), com palestra do promotor de Justiça Átila Augusto da Silva Sales com o tema “Responsabilidades dos membros do Conselho do Fundeb”.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)