Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

STF: Nome de Donadon permanecerá no Cadin e Siafi


O nome do ex-prefeito municipal de Colorado do Oeste (RO), Melkisedek Donadon, permanecerá no Cadastro Nacional de Inadimplentes (Cadin) e no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Essa foi a decisão do ministro Gilmar Mendes que negou liminar no Mandado de Segurança (MS 26898) impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF).

No mandado de segurança, a defesa também pedia a suspensão de qualquer cobrança administrativa ou judicial em decorrência de Tomada de Contas Especial instaurada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o pedido, a tomada de contas foi aberta em decorrência de supostas irregularidades na aplicação de recursos federais destinados à ampliação do sistema de abastecimento de água do município. O ex-prefeito apresentou defesa administrativa contestando a correção do procedimento do TCU e alegando ausência de dolo, cerceamento de defesa e a prescrição, de cinco anos, para a instauração do mesmo.

Decisão

O relator constatou que, segundo informações prestadas pelo TCU, o principal argumento no sentido de que não foi respeitado o devido processo legal não é consistente.

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, em sede de liminar, não há como afirmar a presença do requisito da fumaça do bom direito [fumus boni juris], ou seja, plausibilidade jurídica do pedido. “Ante o exposto, ressalvada melhor análise quando da apreciação do mérito, indefiro o pedido de liminar, por ausência de seus pressupostos autorizadores”, concluiu.

Fonte: STF

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç