Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sonorização prejudica apresentação do Malhadinho



A sonorização prejudicou a primeira apresentação do boi Malhadinho

O Boi-Bumbá Malhadinho encarregado de abrir o XV Festival Folclórico de Guajará-Mirim na noite de sexta feira 7 foi prejudicado pela péssima sonorização instalada na arena do bumbódrmo. Apesar dos apelos da direção artística do bumbá do bairro Santo Antônio em insistir com a coordenação da festa no sentido de tomar providência para melhorar a qualidade do som, nada foi possível fazer uma vez que a empresa ganhadora da concorrência para colocar iluminação e sonorização no bumbódromo, aceitou reforçar sua aparelhagem utilizando equipamento de uma empresa de Guajará.

Diante do impasse, o Malhadinho entrou na arena por das 23h30 após exigir da coordenação que enxugasse parte da quadra que se encontrava com algumas poças d’água. Cronômetros ligados e o boi azul começa a apresentar o tema  Etnias, Raça Brasil, recebido pelo público que lotava as arquibancadas e camarotes com aplausos, a galera azul vibrava a cada chamamento do apresentador em quanto à equipe comanda pelo artesão K-Bral tratava de  montar os módulos que formavam os cenários de quadro. Foram três cenários com 3 alegorias cada um. E entram Porta Estandarte, Tainara Argolo; levantador de toada Tani Melhem; Sinhazinha da Fazenda Naiara França; Amo Léo de Souza; Catirina e Pai Francisco; Rainha do Folclore Sandra Viana; Cunhã Poranga Jennyffer Souza; Pajé Cleiton Lopes além das tribos Curumins, Pakaás Novos, Oro-Win, Macurape e Karitiana coreografadas por Dorimitis, Cleiton Lopes e Sandra Coelho; Vaqueirada que foi coreografada pelo Evaldo Lucino.

Apesar dos problemas com a sonorização, o Bumbá fez boa apresentação apresentando alegorias em grandes dimensões. O ritual Karopsihi (Oferenda a Tupã), apesar da expectativa, não foi bem desenvolvido pelo pajé. “A imprensa ao invadir parte da arena prejudicou em parte, nossa apresentação”, reclamava Cleiton Lopes.

Diante de tantos problemas, a direção do Boi Malhadinho entrou com recursos na tentativa de anular as apresentações de sexta e sábado. O resultado dos recursos seriam julgados no final da tarde de ontem 9, pela Comissão Presidida pelo Secretário de Cultura de Guajará-Mirim Daian Saldanha, que conta com representantes do Ministério Público, Chefe do Gabinete do Prefeito, representantes dos bumbas além do representante da Secel Luiz Gouveia. “De ante mão sugerimos que os quesitos Maruja/batucada. Levantador de Toada e Apresentador sejam julgados apenas durante as apresentações de domingo”, disse Daian.

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)