Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 11h05
A vereadora Solange Pereira (PMDB) encaminhou oficio ao Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Mulher e ao delegado regional de saúde Ivo da Sucam, solicitando para Ji-Paraná a implantação de uma Central de Frios para o armazenamento adequado de vacinas para atender a demanda da Região Central.
A vereadora esclareceu que já existe o posicionamento do Ministério da Saúde de liberar recursos para esta finalidade e, que seria fundamental que o centro de distribuição e armazenamento ficasse em Ji-Paraná, devido a boa estrutura de saúde e por uma questão geográfica.
Na semana passada a vereadora esteve reunida com o médico Belgrano Cavalcante e com técnicos da Agevisa, onde lhe foi relatada as dificultadas enfrentadas para a distribuição das vacinas na região.
Solange informou que hoje o transporte das vacinas acontece de forma arcaica, ainda sendo feita de carro e em caixas de isopor e, por isso, a implantação da central de frios em Ji-Paraná iria otimizar os serviços e garantir a qualidade das vacinas tanto de animais, como humanas em um armazenamento dentro dos padrões de temperatura exigidos pela Agevisa.
Devido a forma como é feito o transporte, há sempre o risco iminente de os lotes de vacina chegarem ao local sem a garantia imunológica. “Já houve registro na Região de perda de grande quantidade de vacinas por falta de local e transporte adequado”, ressalva.
A vereadora esclareceu que a Unidade de Refrigeração a ser implantada na Região, segue as normas da Agência Nacional de Saúde, com a conservação das vacinas realizada através de um sistema denominado rede de frio que inclui o armazenamento, o transporte, a manipulação das vacinas e as condições de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é aplicada.
“Todo esse processo faz parte de uma gama de exigências da Agencia Nacional de Saúde, mas que devido a falta de estrutura não estão sendo cumpridas nos municípios da Região”, informou.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes
Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)