Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Solange busca Central de Frios para Vacinas



A vereadora Solange Pereira (PMDB) encaminhou oficio ao Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Mulher e ao delegado regional de saúde Ivo da Sucam, solicitando para Ji-Paraná a implantação de uma Central de Frios para o armazenamento adequado de vacinas para atender a demanda da Região Central.

A vereadora esclareceu que já existe o posicionamento do Ministério da Saúde de liberar recursos para esta finalidade e, que seria fundamental que o centro de distribuição e armazenamento ficasse em Ji-Paraná, devido a boa estrutura de saúde e por uma questão geográfica.

Na semana passada a vereadora esteve reunida com o médico Belgrano Cavalcante e com técnicos da Agevisa, onde lhe foi relatada as dificultadas enfrentadas para a distribuição das vacinas na região.

Solange informou que hoje o transporte das vacinas acontece de forma arcaica, ainda sendo feita de carro e em caixas de isopor e, por isso, a implantação da central de frios em Ji-Paraná iria otimizar os serviços e garantir a qualidade das vacinas tanto de animais, como humanas em um armazenamento dentro dos padrões de temperatura exigidos pela Agevisa.

Devido a forma como é feito o transporte, há sempre o risco iminente de os lotes de vacina chegarem ao local sem a garantia imunológica. “Já houve registro na Região de perda de grande quantidade de vacinas por falta de local e transporte adequado”, ressalva.

A vereadora esclareceu que a Unidade de Refrigeração a ser implantada na Região, segue as normas da Agência Nacional de Saúde, com a conservação das vacinas realizada através de um sistema denominado rede de frio que inclui o armazenamento, o transporte, a manipulação das vacinas e as condições de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é aplicada.  

“Todo esse processo faz parte de uma gama de exigências da Agencia Nacional de Saúde, mas que devido a falta de estrutura não estão sendo cumpridas nos municípios da Região”, informou.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)