Porto Velho (RO) domingo, 23 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Solange busca Central de Frios para Vacinas



A vereadora Solange Pereira (PMDB) encaminhou oficio ao Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Mulher e ao delegado regional de saúde Ivo da Sucam, solicitando para Ji-Paraná a implantação de uma Central de Frios para o armazenamento adequado de vacinas para atender a demanda da Região Central.

A vereadora esclareceu que já existe o posicionamento do Ministério da Saúde de liberar recursos para esta finalidade e, que seria fundamental que o centro de distribuição e armazenamento ficasse em Ji-Paraná, devido a boa estrutura de saúde e por uma questão geográfica.

Na semana passada a vereadora esteve reunida com o médico Belgrano Cavalcante e com técnicos da Agevisa, onde lhe foi relatada as dificultadas enfrentadas para a distribuição das vacinas na região.

Solange informou que hoje o transporte das vacinas acontece de forma arcaica, ainda sendo feita de carro e em caixas de isopor e, por isso, a implantação da central de frios em Ji-Paraná iria otimizar os serviços e garantir a qualidade das vacinas tanto de animais, como humanas em um armazenamento dentro dos padrões de temperatura exigidos pela Agevisa.

Devido a forma como é feito o transporte, há sempre o risco iminente de os lotes de vacina chegarem ao local sem a garantia imunológica. “Já houve registro na Região de perda de grande quantidade de vacinas por falta de local e transporte adequado”, ressalva.

A vereadora esclareceu que a Unidade de Refrigeração a ser implantada na Região, segue as normas da Agência Nacional de Saúde, com a conservação das vacinas realizada através de um sistema denominado rede de frio que inclui o armazenamento, o transporte, a manipulação das vacinas e as condições de refrigeração, desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é aplicada.  

“Todo esse processo faz parte de uma gama de exigências da Agencia Nacional de Saúde, mas que devido a falta de estrutura não estão sendo cumpridas nos municípios da Região”, informou.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil