Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

‘Só o estudo proporciona crescimento’, diz Hélio ao lançar o OAB Cidadania



Com a finalidade de levar a sociedade informações e contribuir para formar futuros cidadãos, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região lançaram na tarde desta quarta-feira (03), na Escola Heitor Villa Lobos, a Campanha “OAB Cidadania 2009” e do Programa “Justiça do Trabalho vai à Escola”.

 

O Programa consiste em abordar tópicos da Constituição, como: Direto do trabalhador, do Consumidor, meio ambiente, da mulher, diretos humanos e Lei Eleitoral. O presidente da Subseção de Ariquemes, advogado Fernando Martins Gonçalves, ressaltou a importância do projeto para transformação da sociedade, destacando a emoção em estar lançando a edição 2009 do projeto na escola onde estudou. Ele agradeceu a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do TRT, por aderir ao programa.

 

Ao falar sobre a importância do programa, o presidente da OAB-RO, Hélio Vieira, lembrou que 77% da população brasileira desconhecem as Leis que regem o País. “É preciso que cada pessoa saiba exigir seus direitos e que também conheçam seus deveres. Para se tornar advogado a pessoa fica cinco anos na faculdade, não é justo que depois de formado não venha exercer o seu papel de cidadão, passando a ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos, compartilhando com o cidadão comum que muitas vezes desconhece seus direitos e deveres”, recomendou Hélio. Na ocasião o presidente explicou aos alunos que ele é filho de gari e estudou em escola pública, mas venceu. “O Estudo é a chave do conhecimento, só ele proporciona crescimento pessoal e profissional”, finaliza.

 

Na ocasião o promotor de Justiça, Shalimar Marques, parabenizou a iniciativa da OAB juntamente com TRT, pela campanha da cidadania. “A OAB está fazendo sua parte social, está levando cidadania até a escola”.

 

Para o juiz trabalhista André Sousa Pereira, o programa é da mais alta relevância para a formação de cidadãos mais conscientes e pode, inclusive, ser levado a cidades circunvizinhas. “Estamos certos que através deste programa podemos contribuir e tornar um mundo melhor”.

 

Em seu discurso, a presidente do TRT, Maria Cesarineide de Souza Lima, disse que para termos uma sociedade mais justa é necessário semear pequenas sementes de cidadania, trazendo conhecimento aos jovens sobre direitos e deveres. “Se cada um fizer a sua parte, juntos tornaremos o nosso sonho em realidade”.

 

Já o juiz do trabalho, Wadler Ferreira, o cidadão só sabe dos seus diretos quando é informado. “Infelizmente falta cidadania e, através desse programa, as pessoas terão noção do exercício pleno do que é cidadania”, frisou.

 

Além dos alunos, professores, diretores da rede pública municipal e estadual, também prestigiaram o evento, o promotor de Justiça, Átila Augusto da Silva Sales, procurador-geral do Município, Mauro Pereira, advogados, os vereadores, João leite e Alex Redano e outros representantes da sociedade.

Fonte: Ascom/OAB

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam