Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016 - 13h14
O deputado estadual Só na Bença (PMDB) foi convidado pelos prefeitos dos municípios de Buritis, Monte Negro e Alto Paraíso, para uma reunião com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec). Durante a reunião eles reclamaram da falta de efetivo tanto de policias civis quanto militares, disseram que são preocupantes os índices de assalto na região do Vale do Jamari principalmente na zona rural.
De acordo com prefeito de Buritis Odeir Ferreira dos Santos, “morar no sitio já foi bom, já foi tranqüilo, hoje ninguém esta mais seguro, os agricultores saem para algum lugar, na missa, por exemplo, e quando voltam a casa foi toda revirada, levam tudo ate carro e moto dos proprietários, isso tudo pela falta de policias ali, nas linhas, hoje estamos aqui pedindo uma solução imediata para o secretario” desabafou o prefeito.
Hoje Buritis com poucos mais de 37.838 mil habitantes, o município esta entre as cidades mais violentas do país, proporcionalmente aos números de moradores. Já o prefeito Marcos Aparecido de Alto Paraíso vai mais longe, segundo ele a violência naquela região, atinge não só a zona rural. “pra se ter uma ideia a única loteria da cidade fechou as portas, o motivo a quantidade de assaltos que eles sofreram nos últimos meses, na nossa cidade não tem nem policia civil para fazer as investigações” disse Marcos Aparecido.
O diretor de policia civil do estado Elizeu Muller concorda com as reivindicações dos prefeitos, segundo ele, o número de inquéritos de homicídios em alguns municípios é igual ao número registrado na capital Porto Velho.
Para o secretario de segurança publica do estado Antônio Carlos Reis, a situação é de fato preocupante na região do Jamari, principalmente no que diz respeito a problemas agrários, de invasões de terra, mais a secretaria esta estudando forma de reduzir essa onda de criminalidade na região. “Muito já foi feito naquela região, inclusive na questão da força nacional que esta instalada naquela localidade, mais que de imediato deve ser feita uma força tarefa para conter essa onda, que assusta a todos” afirmou Reis.
O comandante geral da policia militar do estado Cel. Ênedy Dias se comprometeu em breve aumentar o efetivo no local. “Até maio deste ano, vamos aumentar o número de policiais naquela região, estamos em fase final na formação de mais de 400 novos homens, onde parte será lotada na região do vale do Jamari” disse Cel. Ênedy.
Para o secretário adjunto da Sesdec, coronel Adilson Pinheiro o enfrentamento dos problemas terá melhores resultados se houver a mobilização sócia. Para ele, a população pode ajudar muito se observar e informar a polícia sobre movimentação estranha nas ruas ou propriedades vizinhas, ou, ainda, se adotar medidas preventivas.
O deputado Só na Bença alertou para a importância da união de esforços entre os poderes envolvidos, disse também que “temos que estabelecer uma rede de solidariedade entre os vizinhos, dessa forma poderemos ajudar com informações tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar no combate a prevenção dos assaltos nessas regiões”. Finalizou Só na Bença.
Fonte – Jean Carla Costa
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul
José Cauê Rabelo, 18 anos, jovem morador do bairro Esperança da Comunidade, na periferia da capital de Rondônia, está prestes a realizar o sonho de co
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav