Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Setores público e privado discutem Sanidade Animal


 
Uma parceria entre o Governo do Estado, o Fundo Emergencial contra Febre Aftosa (Fefa), Secretaria de Estado da Agricultura, Idaron e Mapa, está viabilizando a realização de um grandioso evento em Ji-Paraná, o Workshop “Sanidade Animal, Parceria Público Privada- Perspectivas”. Cerca de 400 pessoas, entre autoridades, técnicos e produtores estarão reunidos amanhã (16) no espaço Partenon, a partir das 8 horas. O evento culminará com a primeira sessão da TV Senado fora de Brasília, que será realizada ao vivo e diretamente de Ji-Paraná para o restante do país.

Segundo o Governador Confúcio Moura, eventos desta magnitude são de grande importância, visto que Rondônia tem como principal atividade econômica a pecuária. “Parcerias como esta, onde o poder público trabalha em conjunto com o setor privado só rende excelentes resultados para o desenvolvimento de Rondônia”, afirmou.

O evento reunirá diversas autoridades do setor pecuário do país e do exterior. Haverá diversos momentos de discussão e palestras, entre elas: Saúde Animal e o Comércio Internacional, que será proferida pelo Presidente da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE), Carlos Messuti. Será debatido o tema “Participação do Setor Privado no Sistema de Defesa Sanitária Animal no Brasil”, com orientação do Dr. Sebastião Costa Guedes, diretor do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC); como também sobre os avanços do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa e Manutenção de Zonas Livres, com o Dr. Jamil Gomes de Souza, fiscal federal agropecuário (Mapa- Brasília); apresentação das ações planejadas para a sanidade animal, por Anselmo de Jesus, Secretário Estadual; diretrizes político administrativas, pelo Governador Confúcio Moura; e aliança setor público e privado, por José Vidal Hilgert, presidente do Fefa. As 13h15 a Comissão de Agricultura do Senado da República, que é presidida pelo Senador Acir Gurgacz (PDT), estará realizando o “Agricultura em Debate”, direto para a TV Senado.

Sanidade animal em Rondônia

Desde maio de 2003 que Rondônia foi reconhecida mundialmente como área livre de febra aftosa com uso de vacina. Segundo o presidente do Fefa, José Vidal, “fomos o Estado brasileiro que saiu mais rápido do zero para área com status de livre aftosa”. Desde então, grande parte do que é produzido em Rondônia é exportado para mais de 20 países, entre eles destacamos: Rússia, Egito, Israel, Índia, Irã, Emirados Árabes, Dubai, Venezuela e Chile. Só no último ano Rondônia teve um faturamento em exportações de $176 milhões de dólares, sendo o primeiro produto no ranking de exportação do Estado.

Atualmente o rebanho rondoniense é composto de 11.700 milhões cabeças de gado, distribuídas em 80 mil propriedades. “Estamos longe dos grandes mercados como o de São Paulo, logisticamente mais bem localizado e com grande volume de produção e consumidores, por isso temos que cada vez produzir mais e melhor, para conseguirmos nos equiparar e ser mais competitivos. Este evento é fundamental para mantermos tudo o que foi conquistado em tantos anos de trabalho e dedicação do Poder Público e Privado. Não podemos retroceder. Nossa produção é ecologicamente correta. Temos que investir na tecnificação das propriedades, se fizermos isso em 10% das áreas produtivas de hoje poderemos dobrar a nossa produção de carne bovina”, explicou José Vidal.

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)