Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Setores público e privado discutem Sanidade Animal


 
Uma parceria entre o Governo do Estado, o Fundo Emergencial contra Febre Aftosa (Fefa), Secretaria de Estado da Agricultura, Idaron e Mapa, está viabilizando a realização de um grandioso evento em Ji-Paraná, o Workshop “Sanidade Animal, Parceria Público Privada- Perspectivas”. Cerca de 400 pessoas, entre autoridades, técnicos e produtores estarão reunidos amanhã (16) no espaço Partenon, a partir das 8 horas. O evento culminará com a primeira sessão da TV Senado fora de Brasília, que será realizada ao vivo e diretamente de Ji-Paraná para o restante do país.

Segundo o Governador Confúcio Moura, eventos desta magnitude são de grande importância, visto que Rondônia tem como principal atividade econômica a pecuária. “Parcerias como esta, onde o poder público trabalha em conjunto com o setor privado só rende excelentes resultados para o desenvolvimento de Rondônia”, afirmou.

O evento reunirá diversas autoridades do setor pecuário do país e do exterior. Haverá diversos momentos de discussão e palestras, entre elas: Saúde Animal e o Comércio Internacional, que será proferida pelo Presidente da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE), Carlos Messuti. Será debatido o tema “Participação do Setor Privado no Sistema de Defesa Sanitária Animal no Brasil”, com orientação do Dr. Sebastião Costa Guedes, diretor do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC); como também sobre os avanços do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa e Manutenção de Zonas Livres, com o Dr. Jamil Gomes de Souza, fiscal federal agropecuário (Mapa- Brasília); apresentação das ações planejadas para a sanidade animal, por Anselmo de Jesus, Secretário Estadual; diretrizes político administrativas, pelo Governador Confúcio Moura; e aliança setor público e privado, por José Vidal Hilgert, presidente do Fefa. As 13h15 a Comissão de Agricultura do Senado da República, que é presidida pelo Senador Acir Gurgacz (PDT), estará realizando o “Agricultura em Debate”, direto para a TV Senado.

Sanidade animal em Rondônia

Desde maio de 2003 que Rondônia foi reconhecida mundialmente como área livre de febra aftosa com uso de vacina. Segundo o presidente do Fefa, José Vidal, “fomos o Estado brasileiro que saiu mais rápido do zero para área com status de livre aftosa”. Desde então, grande parte do que é produzido em Rondônia é exportado para mais de 20 países, entre eles destacamos: Rússia, Egito, Israel, Índia, Irã, Emirados Árabes, Dubai, Venezuela e Chile. Só no último ano Rondônia teve um faturamento em exportações de $176 milhões de dólares, sendo o primeiro produto no ranking de exportação do Estado.

Atualmente o rebanho rondoniense é composto de 11.700 milhões cabeças de gado, distribuídas em 80 mil propriedades. “Estamos longe dos grandes mercados como o de São Paulo, logisticamente mais bem localizado e com grande volume de produção e consumidores, por isso temos que cada vez produzir mais e melhor, para conseguirmos nos equiparar e ser mais competitivos. Este evento é fundamental para mantermos tudo o que foi conquistado em tantos anos de trabalho e dedicação do Poder Público e Privado. Não podemos retroceder. Nossa produção é ecologicamente correta. Temos que investir na tecnificação das propriedades, se fizermos isso em 10% das áreas produtivas de hoje poderemos dobrar a nossa produção de carne bovina”, explicou José Vidal.

Fonte: Adriana Albuquerque
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co