Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, confirma presença na reunião de Ji-Paraná


 

Considerada hoje o maior expoente do agronegócio brasileiro, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), confirmou ao deputado Moreira Mendes, na manhã de hoje, sua presença na audiência pública que a Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara realiza nessa quinta-feira, às 3h da tarde, no Parque de Exposições de Ji-Paraná. O encontro é uma iniciativa do deputado Moreira Mendes, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária para a Região Norte e um dos membros titulares da Comissão.

Além da presidente da CNA, estarão presentes no evento os deputados Abelardo Lupion (DEM-PR), Giovanni Queiroz (PDT-PA), Homero Pereira (PR-MT) e Valdir Colatto (PMDB-SC), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Kátia Abreu tem se destacado no cenário político nacional por sua postura crítica em relação ao governo federal, e, principalmente, por sua coragem em defender os interesses do homem do campo. No Senado, como relatora, ela pôs fim à cobrança da CPMF – Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, o chamado ‘imposto do cheque’. Já à frente da CNA, ela protocolou na justiça um pedido de intervenção no Governo do Pará, contra a governadora Ana Júlia Carepa (PT), por descumprimento de mandados judiciais de reintegração de posse. Além de sua competência como senadora e agora como presidente da maior entidade da agropecuária brasileira – ela é a primeira mulher a presidir a CNA -, Kátia Abreu é apontada pelo Partido Democratas para ocupar a vaga de vice numa eventual chapa com o governador José Serra (PSDB-SP) para disputar a presidência da República no ano que vem.

O debate

O objetivo da reunião, de acordo com Moreira Mendes, é debater os temas atuais que estão na pauta de discussão do Congresso Nacional e da sociedade, e que envolvem diretamente o segmento rural, como a proposta de criação do novo Código Ambiental, a lei de regularização de terras públicas na Amazônia, as ações da justiça que culminaram com o fechamento de frigoríficos e empresas comercializadoras de carne, a legislação ambiental, entre outros. “Queremos saber o que pensam os nossos produtores de Rondônia, os pecuaristas, os donos de frigoríficos, os pequenos agricultores, as autoridades estaduais, os representantes de entidades ligadas ao tema e, a partir desse debate, tirar conclusões substanciais para o nosso trabalho aqui na Câmara”, diz o deputado.

Ele ressalta que a presença dos parlamentares em Ji-Paraná também irá abrilhantar ainda mais a EXPOJIPA – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial, que este ano chega à sua trigésima edição.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)