Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semusa reforça ações de combate às hepatites virais


Semusa reforça ações de combate às hepatites virais - Gente de Opinião

A prevenção sempre foi o melhor remédio, principalmente em casos de doenças silenciosas como as hepatites virais que podem causar sérios problemas de saúde sem a pessoa perceber. Para chamar a atenção da população para esta doença, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou atividades de conscientização da população nesta sexta-feira (26).

Foram intensificados os testes rápidos no Serviço de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (SAE/IST) e realizado um pit stop com distribuição de panfletos e preservativos, na Avenida Marechal Rondon, no bairro Dois de Abril.

A ação faz parte das atividades do Julho Amarelo. O dia 28 deste mês é lembrado como o dia mundial de luta contra as Hepatites Virais. A cor amarela é destacada, pois é a mesma que a pessoa fica quando a doença se manifesta (Icterícia/amarelão).

“Nós convidamos a população para ter o hábito de fazer o teste rápido que pode identificar infecções sexualmente transmissíveis como as hepatites, sífilis e HIV. O teste fica pronto em 20 minutos e é gratuito. É preciso que a pessoa leve um documento com foto e o cartão do SUS”, explicou a assistente social e diretora do (SAE/IST), Poliana Borchardt.

O SAE fica localizado na Avenida Porto Velho, em frente à Escola Estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco, Primeiro Distrito da cidade. O serviço funciona das 7 às 13 horas.

Para a diretora do SAE, a intenção destas ações é que a população seja estimulada a buscar o diagnóstico precoce e tratamento gratuito.

As hepatites mais comuns são A, B e C, cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano.

“A hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante, como alicates e cortadores de unha. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis”, reforçou Poliana.

O tratamento é gratuito. A Prefeitura de Ji-Paraná oferece acompanhamento médico, equipe multidisciplinar e medicamentos. Em casos graves, a pessoa precisa ser encaminhada para o Centro de Medicina Tropical em Porto Velho. Se o tratamento for feito de maneira correta, o paciente continua tendo o vírus, mas não transmite a doença.

 

Semusa reforça ações de combate às hepatites virais - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)