Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Semosp vai combater a obstrução em calçadas



Quem precisa usar as calçadas em Ji-Paraná acaba se deparando, em alguns momentos, com seu bloqueio. A obstrução da passagem do pedestre ocorre por vários motivos: mesas de lanchonetes, bancas de camelôs, contêiner (caçamba ou papa entulho), material de construção, entre outros. Não importa qual seja o material, o prejudicado é sempre o pedestre. 

Para conter essas infrações a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) vai intensificar a fiscalização neste sentido. O secretário de Obras, Assis Canuto, afirmou que o cidadão tem o direito de ir e vir garantido por lei. “Cabe a municipalidade fazer cumprir quando estes direitos são desrespeitados”, adiantou Canuto. 

Por determinação do secretário a equipe de fiscalização está recebendo instruções no sentido de primeiro orientar empresas coletoras de entulhos, principalmente na área de construção civil. As empresas serão notificadas e informadas quanto a proibição de interrupção da via. O mesmo acontecerá com proprietários de bares e lanchonetes que utilizam as calçadas com extensão de seus estabelecimentos comerciais. Os camelôs também serão orientados a utilizarem lugares próprios para este serviço, deixando as calçadas livres. “Devemos pôr um ponto final nesta situação e precisamos que a comunidade nos ajude denunciando estes casos”, argumentou Canuto. 

As calçadas são locais públicos e a construção das mesmas não gera direitos de propriedade. Faz necessário esclarecer que esta construção embeleza a cidade, valoriza o ponto comercial ou residencial, mas acima de tudo significa para o pedestre segurança, quando ele pode usar. Portando, o bloqueio de calçadas ou construção e colocação de obstáculos são proibidos e podem gerar multas a partir de agora, de acordo com Assis Canuto. “A nossa intenção não é multar e sim disciplinar o uso das calçadas em Ji-Paraná”, finalizou Canuto. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)