Segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 14h25
O objetivo foi discutir com a comunidade agropecuária as ações a serem desencadeadas, de acordo com a realidade rural e em suprimento às necessidades da agricultura familiar. As propostas discutidas serão inseridas no planejamento plurianual do governo de Rondônia para o período de 2012 a 2015.
A política de governo para o desenvolvimento da agricultura no Estado tem priorizado uma maior interação entre os agricultores familiares e a estrutura dos organismos públicos governamentais, como Seagri, Emater e Idaron, entre outros, dando um incremento na missão de transformar Rondônia no “Estado da Cooperação”.
A solenidade oficial foi aberta pelo secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, na presença de representantes das instituições parceiras. Anselmo destacou a importância de se ter um governo que “adentre a casa dos agricultores e conheça de perto a vida de quem trabalha na agricultura” e para isso é preciso que os agricultores contribuam com propostas para que se possa melhorar as condições de vida e de trabalho da família rural.
O secretário de Estado para Assuntos Estratégicos (Seas), Rui Vieira, também participou da solenidade representando o governador Confúcio Moura. Para ele, a atuação de Anselmo de Jesus neste momento é muito importante, por ter grande afinidade com as políticas do governo federal, que “está aberto ao desenvolvimento do setor primário.
O secretário adjunto da Emater, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, salientou a importância em ouvir diretamente a sociedade rural sobre suas necessidades. Enfatizou que a Emater tem se empenhado em atender à solicitação do governador Confúcio Moura, aproximando mais seus técnicos do campo. Para isso reorganizou a instituição territorializando-a, com a recriação dos escritórios regionais, dando assim maior mobilidade às ações locais.
A territorialização dos escritórios da Emater segue o exemplo dos governos federal e estadual que dividiu Rondônia em sete regiões. São áreas de maior afinidade entre si e que democratizam as políticas públicas, permitindo que elas cheguem a qualquer lugar onde o agricultor estiver.
Também participaram da solenidade de abertura o superintendentes Olavo Nienow, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Carlino Lima, do Incra e Jenner Tavares, do Ministério de Pesca e Aquicultura; Marcelo Henrique Lima, presidente da Idaron; Francisco Cabral (Faperon) e Lázaro Dobre (Fetagro), representando os agricultores e José Ribeiro, empregado da Emater, hoje prefeito de Presidente Médici, representando todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)