Porto Velho (RO) sábado, 23 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário reúne lideranças do setor



O objetivo foi discutir com a comunidade agropecuária as ações a serem desencadeadas, de acordo com a realidade rural e em suprimento às necessidades da agricultura familiar. As propostas discutidas serão inseridas no planejamento plurianual do governo de Rondônia para o período de 2012 a 2015.

A política de governo para o desenvolvimento da agricultura no Estado tem priorizado uma maior interação entre os agricultores familiares e a estrutura dos organismos públicos governamentais, como Seagri, Emater e Idaron, entre outros, dando um incremento na missão de transformar Rondônia no “Estado da Cooperação”.

A solenidade oficial foi aberta pelo secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, na presença de representantes das instituições parceiras. Anselmo destacou a importância de se ter um governo que “adentre a casa dos agricultores e conheça de perto a vida de quem trabalha na agricultura” e para isso é preciso que os agricultores contribuam com propostas para que se possa melhorar as condições de vida e de trabalho da família rural.

O secretário de Estado para Assuntos Estratégicos (Seas), Rui Vieira, também participou da solenidade representando o governador Confúcio Moura. Para ele, a atuação de Anselmo de Jesus neste momento é muito importante, por ter grande afinidade com as políticas do governo federal, que “está aberto ao desenvolvimento do setor primário.

O secretário adjunto da Emater, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, salientou a importância em ouvir diretamente a sociedade rural sobre suas necessidades. Enfatizou que a Emater tem se empenhado em atender à solicitação do governador Confúcio Moura, aproximando mais seus técnicos do campo. Para isso reorganizou a instituição territorializando-a, com a recriação dos escritórios regionais, dando assim maior mobilidade às ações locais.

A territorialização dos escritórios da Emater segue o exemplo dos governos federal e estadual que dividiu Rondônia em sete regiões. São áreas de maior afinidade entre si e que democratizam as políticas públicas, permitindo que elas cheguem a qualquer lugar onde o agricultor estiver.

Também participaram da solenidade de abertura o superintendentes Olavo Nienow, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Carlino Lima, do Incra e Jenner Tavares, do Ministério de Pesca e Aquicultura; Marcelo Henrique Lima, presidente da Idaron; Francisco Cabral (Faperon) e Lázaro Dobre (Fetagro), representando os agricultores e José Ribeiro, empregado da Emater, hoje prefeito de Presidente Médici, representando todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie