Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário reúne lideranças do setor



O objetivo foi discutir com a comunidade agropecuária as ações a serem desencadeadas, de acordo com a realidade rural e em suprimento às necessidades da agricultura familiar. As propostas discutidas serão inseridas no planejamento plurianual do governo de Rondônia para o período de 2012 a 2015.

A política de governo para o desenvolvimento da agricultura no Estado tem priorizado uma maior interação entre os agricultores familiares e a estrutura dos organismos públicos governamentais, como Seagri, Emater e Idaron, entre outros, dando um incremento na missão de transformar Rondônia no “Estado da Cooperação”.

A solenidade oficial foi aberta pelo secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, na presença de representantes das instituições parceiras. Anselmo destacou a importância de se ter um governo que “adentre a casa dos agricultores e conheça de perto a vida de quem trabalha na agricultura” e para isso é preciso que os agricultores contribuam com propostas para que se possa melhorar as condições de vida e de trabalho da família rural.

O secretário de Estado para Assuntos Estratégicos (Seas), Rui Vieira, também participou da solenidade representando o governador Confúcio Moura. Para ele, a atuação de Anselmo de Jesus neste momento é muito importante, por ter grande afinidade com as políticas do governo federal, que “está aberto ao desenvolvimento do setor primário.

O secretário adjunto da Emater, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, salientou a importância em ouvir diretamente a sociedade rural sobre suas necessidades. Enfatizou que a Emater tem se empenhado em atender à solicitação do governador Confúcio Moura, aproximando mais seus técnicos do campo. Para isso reorganizou a instituição territorializando-a, com a recriação dos escritórios regionais, dando assim maior mobilidade às ações locais.

A territorialização dos escritórios da Emater segue o exemplo dos governos federal e estadual que dividiu Rondônia em sete regiões. São áreas de maior afinidade entre si e que democratizam as políticas públicas, permitindo que elas cheguem a qualquer lugar onde o agricultor estiver.

Também participaram da solenidade de abertura o superintendentes Olavo Nienow, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Carlino Lima, do Incra e Jenner Tavares, do Ministério de Pesca e Aquicultura; Marcelo Henrique Lima, presidente da Idaron; Francisco Cabral (Faperon) e Lázaro Dobre (Fetagro), representando os agricultores e José Ribeiro, empregado da Emater, hoje prefeito de Presidente Médici, representando todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)