Segunda-feira, 9 de maio de 2011 - 14h25
O objetivo foi discutir com a comunidade agropecuária as ações a serem desencadeadas, de acordo com a realidade rural e em suprimento às necessidades da agricultura familiar. As propostas discutidas serão inseridas no planejamento plurianual do governo de Rondônia para o período de 2012 a 2015.
A política de governo para o desenvolvimento da agricultura no Estado tem priorizado uma maior interação entre os agricultores familiares e a estrutura dos organismos públicos governamentais, como Seagri, Emater e Idaron, entre outros, dando um incremento na missão de transformar Rondônia no “Estado da Cooperação”.
A solenidade oficial foi aberta pelo secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, na presença de representantes das instituições parceiras. Anselmo destacou a importância de se ter um governo que “adentre a casa dos agricultores e conheça de perto a vida de quem trabalha na agricultura” e para isso é preciso que os agricultores contribuam com propostas para que se possa melhorar as condições de vida e de trabalho da família rural.
O secretário de Estado para Assuntos Estratégicos (Seas), Rui Vieira, também participou da solenidade representando o governador Confúcio Moura. Para ele, a atuação de Anselmo de Jesus neste momento é muito importante, por ter grande afinidade com as políticas do governo federal, que “está aberto ao desenvolvimento do setor primário.
O secretário adjunto da Emater, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, salientou a importância em ouvir diretamente a sociedade rural sobre suas necessidades. Enfatizou que a Emater tem se empenhado em atender à solicitação do governador Confúcio Moura, aproximando mais seus técnicos do campo. Para isso reorganizou a instituição territorializando-a, com a recriação dos escritórios regionais, dando assim maior mobilidade às ações locais.
A territorialização dos escritórios da Emater segue o exemplo dos governos federal e estadual que dividiu Rondônia em sete regiões. São áreas de maior afinidade entre si e que democratizam as políticas públicas, permitindo que elas cheguem a qualquer lugar onde o agricultor estiver.
Também participaram da solenidade de abertura o superintendentes Olavo Nienow, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Carlino Lima, do Incra e Jenner Tavares, do Ministério de Pesca e Aquicultura; Marcelo Henrique Lima, presidente da Idaron; Francisco Cabral (Faperon) e Lázaro Dobre (Fetagro), representando os agricultores e José Ribeiro, empregado da Emater, hoje prefeito de Presidente Médici, representando todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes.
Fonte: Decom
Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)