Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seminário reúne lideranças do setor



O objetivo foi discutir com a comunidade agropecuária as ações a serem desencadeadas, de acordo com a realidade rural e em suprimento às necessidades da agricultura familiar. As propostas discutidas serão inseridas no planejamento plurianual do governo de Rondônia para o período de 2012 a 2015.

A política de governo para o desenvolvimento da agricultura no Estado tem priorizado uma maior interação entre os agricultores familiares e a estrutura dos organismos públicos governamentais, como Seagri, Emater e Idaron, entre outros, dando um incremento na missão de transformar Rondônia no “Estado da Cooperação”.

A solenidade oficial foi aberta pelo secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, na presença de representantes das instituições parceiras. Anselmo destacou a importância de se ter um governo que “adentre a casa dos agricultores e conheça de perto a vida de quem trabalha na agricultura” e para isso é preciso que os agricultores contribuam com propostas para que se possa melhorar as condições de vida e de trabalho da família rural.

O secretário de Estado para Assuntos Estratégicos (Seas), Rui Vieira, também participou da solenidade representando o governador Confúcio Moura. Para ele, a atuação de Anselmo de Jesus neste momento é muito importante, por ter grande afinidade com as políticas do governo federal, que “está aberto ao desenvolvimento do setor primário.

O secretário adjunto da Emater, Francisco Mende Sá Barreto Coutinho, salientou a importância em ouvir diretamente a sociedade rural sobre suas necessidades. Enfatizou que a Emater tem se empenhado em atender à solicitação do governador Confúcio Moura, aproximando mais seus técnicos do campo. Para isso reorganizou a instituição territorializando-a, com a recriação dos escritórios regionais, dando assim maior mobilidade às ações locais.

A territorialização dos escritórios da Emater segue o exemplo dos governos federal e estadual que dividiu Rondônia em sete regiões. São áreas de maior afinidade entre si e que democratizam as políticas públicas, permitindo que elas cheguem a qualquer lugar onde o agricultor estiver.

Também participaram da solenidade de abertura o superintendentes Olavo Nienow, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Carlino Lima, do Incra e Jenner Tavares, do Ministério de Pesca e Aquicultura; Marcelo Henrique Lima, presidente da Idaron; Francisco Cabral (Faperon) e Lázaro Dobre (Fetagro), representando os agricultores e José Ribeiro, empregado da Emater, hoje prefeito de Presidente Médici, representando todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)