Segunda-feira, 14 de março de 2011 - 17h05
Iniciou nesta terça-feira, (14) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o curso intermediário de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com duração de três meses e com carga horária de 50 horas, o curso, tem como público alvo, preferencialmente, profissionais da educação que já atuam com alunos surdos, seja em sala regular ou salas de recursos.
Por fazer parte da formação continuada de professores, não há custos para os cursistas e é realizado em três fases: básico, intermediário e avançado. Desde 2005, a Semed, oferece curso de libras. Ao todo já foram ministrados seis cursos básicos e quatro intermediários.
Para um melhor entendimento a professora e intérprete Jusiany dos Santos afirma que a Libras é a língua natural da comunidade surda. Surgiu para facilitar a comunicação, e possui estrutura e gramática própria. “Nosso objetivo é viabilizar o aprendizado da Libras e oferecer uma língua a mais às pessoas e possibilitar, com isso, a inclusão dos portadores de surdez”, concluiu Jusiany.
Cerca de 40 professores estão matriculados no curso, que é ministrado às segundas-feiras, das 14h às 17h e 30 min e as quartas-feiras, das 8h às 11h e 30 min. O curso é gratuito e existem vagas disponíveis para familiares de deficientes auditivos.
História
A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silêncio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na educação dos surdos da nobreza. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil. Atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
Através da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a Libras foi reconhecida e regulamentada depois de mais de 20 anos, como meio legal de comunicação e expressão.
Fonte: Ascom
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho
A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho
A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados
A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co
Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)