Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Sedam firma TAC com o município de Nova Brasilândia



A equipe do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado (PRMC) da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental esteve em Nova Brasilândia na semana passada para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os primeiros seis proprietários rurais envolvidos no Projeto de Recuperação de Mata Ciliar do Córrego das Areias, onde é captada água para abastecimento público do município.

De acordo com informações da coordenadora do Programa, Kátia Regina Casula, as áreas de cada propriedade a serem recuperadas nesta etapa variam de tamanho, contudo somam cerca de 6 hectares, sendo necessárias 6 mil mudas de essências florestais nativas. Todas estas mudas estão disponíveis no viveiro municipal para serem levadas a campo, constituídas por espécies de açaí, cedro, jenipapo e bandarra, entre outras.

Durante a reunião os proprietários rurais se comprometeram com a recuperação de suas áreas, o que deverá acontecer nos próximos 12 meses. Os órgãos governamentais envolvidos se comprometeram em apoiar os proprietários na construção da cerca, assistência técnicas e mudas.

O próximo passo do projeto será o término da identificação dos proprietários em um dos braços que alimenta o Córrego das Areias, ação iniciada pela Associação Brasilandense de Recuperação de Igarapés e Nascentes (ABRIN) desde 2008. Estes proprietários também serão convidados a assinar o compromisso com o Ministério Público de forma a cumprir com suas obrigações com o meio ambiente.

Fonte: Sedam

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)