Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

SEDAM elimina burocracia que impedia municípios de recuperar estradas


SEDAM elimina burocracia que impedia municípios de recuperar estradas - Gente de Opinião

“Licenciamento ambiental responsável e desburocratizado é um grande avanço para o desenvolvimento dos municípios. Medidas como essa mostra a quem verdadeiramente o Estado deve servir: o cidadão”, disse o presidente da Associação Rondoniense de Municípios - AROM, Claudio Santos, ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental- SEDAM, Elias Rezende de Oliveira, parabenizando-o pelo empenho em simplificar os trâmites do licenciamento ambiental para a extração de cascalho, material essencial para a manutenção das estradas e execução de diversas obras nos municípios.

 

Há três anos, a AROM buscava junto ao Governo estadual uma flexibilização quanto à burocracia para a emissão do licenciamento ambiental das cascalheiras, que chegava a levar mais de 90 dias e exigia mais de 15 documentos, o que travava e onerava a execução das obras, principalmente em estradas rurais. Nesta semana, atendendo integralmente ao pleito municipalista, o secretário Elias, da Sedam, publicou a Instrução Normativa nº 1, de 3 de abril de 2019, que trata sobre o licenciamento ambiental da atividade. A sensibilidade do Secretário foi bem recebida entre todos os prefeitos.

 

Um farto estudo de caso foi apresentado pela AROM, apontando que os maiores impactos causados eram ao desenvolvimento das localidades e ao desempenho das gestões municipais, uma vez que a extração de até 50.000m3 de cascalho por hectare é considerada de baixo impacto ambiental. Outro ponto defendido é que, além de garantir a trafegabilidade e a segurança das vias, o encascalhamento inibe o processo de erosão das estradas e divisas das propriedades a suas margens.

 

A liberação foi concedida pelo secretário, desde que exclusivamente para execução de obras realizadas pela administração pública, e que não impliquem na destruição de vegetação nativa ou intervenha em áreas de Conservação, Preservação Permanente ou Reserva Legal, e ainda condicionando que ao final da utilização das cascalheiras, seja realizado o controle de processos erosivos, como o plantio de árvores, especialmente nativas.

 

A notícia veio em boa hora, dias depois de o movimento municipalista ter conquistado junto ao TCE/RO e ao DER, a publicação da planilha atualizada sobre custos de obras, para o exercício de 2019. Agora os prefeitos e prefeitas de Rondônia comemoram: “Temos muito trabalho pela frente. As chuvas foram intensas e já estávamos sem recursos financeiros e sem material. Com a nova planilha do FITHA e a desburocratização das licenças ambientais, vamos iniciar os trabalhos que a população tanto anseia”, comemorou a prefeita de São Francisco do Guaporé e Secretária-Geral da AROM, Gislaine Lebrinha.

 

Para o Diretor Executivo da AROM, Roger André, a atuação do atual secretário Elias, na pasta ambiental, é digna de elogios e reconhecimentos, por em tão pouco tempo ter conseguido quebrar amaras que há anos atrasavam o desenvolvimento dos municípios, emperrando a execução de políticas públicas essenciais como o encascalhamento de vias, que permitem a trafegabilidade da produção do campo. “Hoje o movimento municipalista de Rondônia sagrou mais uma vitória às gestões locais, na oferta de serviços públicos à sociedade”, afirmou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)