Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Rondônia recebe 20 bibliotecas Arca das Letras


 
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras vai ser lançado em Rondônia na próxima segunda-feira (24), durante evento em Ji-Paraná, quando vai acontecer a entrega de 20 bibliotecas para comunidades rurais de 12 municípios do Território da Cidadania Central. A ação é coordenada pela Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/RO) e tem apoio do Colegiado Territorial do Território Central. O Programa também contou com a parceria da Eletrobrás Centrais Elétricas para doação dos móveis-bibliotecas, específicos para comunidades rurais.

Até agora, Rondônia contava apenas com uma biblioteca Arca das Letras, instalada em 2006 no município de Nova Mamoré. Com este lote de bibliotecas, passam a ser beneficiados os municípios de Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

As bibliotecas rurais Arca das Letras são administradas voluntariamente por moradores indicados pelas comunidades atendidas. Treinadas pelo MDA, estas pessoas se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca. Os agentes de leitura defendem o acesso ao livro e ao conhecimento em suas comunidades.

Conheça o programa Arca das Letras

Criado em 2003 pelo Ministério, o programa Arca das Letras já instalou 5.732 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros. O número de beneficiados pelos mais de 1,2 milhão de livros distribuídos no País supera 700 mil famílias. Cerca de 12 mil agentes de leitura administram atualmente as bibliotecas, que são instaladas na casa de um morador indicado pela comunidade, ou na sede de uma associação rural.

O acervo é formado por livros didáticos, infanto-juvenis, adultos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca, entre outros assuntos escolhidos pelos moradores. Publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Federal também fazem parte do acervo que tem cerca de 200 títulos.

O MDA conta com uma rede de parceiros nacionais que integram recursos e esforços para a disseminação do livro e da leitura no meio rural, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC); o Banco do Brasil/Projeto BB Fome Zero; o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça; o Ministério da Cultura; o Banco do Nordeste e outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Também participam os movimentos sociais e sindicais, editoras, artistas e a população urbana, que contribuem com a doação de livros.

Programação

Data: 24 de novembro de 2008 – segunda-feira
Horário:
9h – Solenidade de entrega das bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura de municípios do Território Central
10h30 – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais
Local: Secretaria de Educação - Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta, Ji-Paraná

Fonte: Ascom/MDA/Incra

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce