Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ROLIM DE MOURA: Justiça Federal vai realizar juizado itinerante no município


 

A Justiça Federal vai realizar, no período de 03 a 06 de março, a primeira fase do Juizado Especial Itinerante do município de Rolim de Moura. Nessa etapa inicial, chamada de Atermação, as pessoas que têm algum tipo de pedido a fazer à Justiça Federal deverão se dirigir, a partir da 08h, ao Teatro Municipal, onde serão recebidas por uma equipe de servidores encarregada de ajudar a formalizar os pleitos que serão apresentados pela comunidade ao judiciário federal. Nesse modelo de justiça, os interessados poderão ajuizar, sem advogado e sem despesas processuais, ações previdenciárias (como, por exemplo, pedido de aposentadoria por idade, aposentadoria de trabalhador rural, aposentadoria por invalidez, pedidos de pensão por morte, auxílio-doença, revisão de benefícios etc) e assistenciais (benefícios a idosos, a deficientes físicos ou mentais).

Também poderá ser requerida a correção e o levantamento de valores de FGTS depositados junto à Caixa Econômica Federal. Ainda poderão ser ajuizadas ações indenizatórias (danos morais e materiais) contra entes públicos federais. O valor da ação processada no Juizado Especial não pode superar 60 salários mínimos (R$ 27.900,00).

O Juizado Especial Federal Itinerante é o modelo de justiça rápida da Justiça Federal e consiste na forma encontrada pela instituição para proporcionar o deslocamento de juízes e servidores para localidades mais afastadas de suas sedes, dando oportunidade às pessoas de baixa renda de terem uma rápida solução para as demandas ajuizadas perante o Poder Público Federal, sem realizar qualquer despesa.

O juiz federal Luís Eduardo Stancini Cardoso comandará a equipe de servidores da Justiça Federal que atuará no município de Rolim de Moura, fazendo a triagem dos casos e dando entrada nas ações, facilitando o acesso das camadas sociais menos favorecidas ao Poder Judiciário Federal.

A segunda fase do Juizado Especial Itinerante de Rolim de Moura acontecerá no período de 22 a 27 de junho, no Teatro Municipal, quando juízes federais e servidores da Justiça Federão retornarão ao município para realizar as audiências de Instrução e Julgamento, proferindo de imediato as decisões.

O projeto de interiorização da prestação jurisdicional federal em Rondônia teve início no ano de 2002 com uma série de juizados realizados em várias localidades do Estado.

A primeira e bem sucedida experiência ocorreu no município de Ji-Paraná, a 370 km da capital, considerado por alguns economistas a capital econômica do Estado. Cumprindo o cronograma da Justiça Federal em Rondônia, já foram beneficiados os seguintes municípios com operações do Juizado Especial Federal Itinerante: Ji-Paraná, em 2002, segundo maior município do Estado, com 1.288 pessoas atendidas; Cacoal, em 2003, região central do Estado de Rondônia, com 1.076 pessoas atendidas e 307 ações ajuizadas; Guajará-Mirim, no ano de 2004, na fronteira com a república Boliviana, alcançando 1.026 pessoas atendidas e 311 ações ajuizadas; Vilhena, a 800 km da capital, realizado em 2005, sendo registrado atendimento de 501 pessoas e 372 ações ajuizadas; o quinto JEF Itinerante foi realizado em Ariquemes, no ano de 2006; com 690 pessoas atendidas e 339 ações ajuizadas; em 2007 foi a vez de Jaru, com o atendimento de centenas de pessoas; e agora, em 2009, será a vez do município de Rolim de Moura.

O Juizado Federal Itinerante é instrumento pelo qual a Justiça Federal rompe as fronteiras da desigualdade social e leva esperança para milhares de pessoas carentes que habitam os mais longínquos rincões do Brasil, onde a Justiça Federal ainda não está instalada, servindo de meio eficaz de afirmação da cidadania.

Fonte: Ascom/JFRO

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)