Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

ROLIM DE MOURA: Combate ao abuso de menores tem dia especial


  
Instituições e entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente em Rolim de Moura preparam uma programação especial para a esta segunda-feira, 18 de maio, data escolhida como dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de menores. Haverá atividades durante manhã e noite, reunindo autoridades, representantes da sociedade civil organizada, escolas e comunidade em geral, em torno de um problema – como proteger quem precisa e punir com rigor quem executa.

Com o tema “esquecer é permitir, lembrar é combater”, o serviço de enfrentamento da violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (antigo programa Sentinela), promove em parceria com conselho tutelar, pastoral do menor e a prefeitura municipal, uma carreata para chamar a atenção dos moradores do município. A saída está marcada para às 08h30 desta segunda, de frente ao palácio Olavo Pires, sede do executivo rolimourense.

De acordo com Karenyne Morgana Vieira, coordenadora do serviço (ligado à secretaria municipal de ação comunitária), a idéia do movimento é alertar a sociedade para o que está se tornando usual: a denúncia de crimes de pedofilia, prostituição e abuso sexual de crianças e adolescentes. “A comunidade tem que ser parceira. Casos desse tipo de crime sempre existiram, só que agora ficou mais visível, porque as famílias começaram a denunciar”, alertou.

A chegada da carreata também está marcada para frente da prefeitura. Já no período da noite, os trabalhos vão se concentrar no teatro municipal Francisca Verônica de Carvalho. Serão duas palestras a partir das 19h30. A primeira com o tema “a criança abusada sexualmente, alternativas à proteção” com o promotor de justiça Pedro Wagner Júnior e a segunda será “fortalecimento da rede de apoio e expansão das políticas públicas” com a assistente social Luciana Taveira.

Karenyne explica que a entrada é franca e que o evento contará com a presença de autoridades como o prefeito de Rolim de Moura, Tião Serraia, a secretária de ação comunitária, a primeira dama Ana Maria, além de vereadores e diretores de entidades de defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Esse ano já tivemos uma jornada sobre esse tema, mas o trabalho tem que ser contínuo. Devemos todos os dias lembrar que crianças estão sendo vítima desse tipo de crime e que os responsáveis não podem ficar impunes”, disse a coordenadora.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam