Sábado, 28 de fevereiro de 2009 - 22h01
Chuvas fortes caíram durante a madrugada, tarde e noite deste sábado entre Vilhena e Pimenta Bueno elevando rapidamente o nível dos rios. Em Pimenta Bueno já há desalojados e desabrigados, segundo o Corpo de Bombeiros.
Daniel Panobianco - A situação é de alerta novamente em todo o centro-sul e região central de Rondônia. A chuva caiu com forte intensidade nas primeiras horas da madrugada e no final da tarde e inicio da noite deste sábado em uma extensa faixa, desde Jaru até Vilhena. Em Rolim de Moura, a chuva da madrugada provocou novamente a subida no nível do rio Anta Atirada inundando alguns pontos da região.
A situação é crítica em Pimenta Bueno, distante 517 km de Porto Velho, onde o nível dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno subiu quase 3 metros em questão de 12 horas. Diversos pontos do município estão debaixo d' água. Segundo informações do site 60Graus.com, a população de Pimenta Bueno já convive com uma enchente. Segundo a mesma fonte de notícias, o Corpo de Bombeiros da cidade efetuou a retirada 6 famílias residentes em áreas próximas ao rio Pimenta, que já estavam tomadas pela água, ainda no inicio da manhã deste sábado. Destas 6, 3 estão desabrigadas e estão recebendo auxilio das autoridades e outras 3 ficaram desalojadas e foram encaminhadas para a casa de parentes ou amigos.
Dados obtidos através do Corpo de Bombeiros local, que faz o monitoramento constante do nível dos rios, indicaram que o rio Barão de Melgaço estava com 6,55 metros e o rio Pimenta Bueno, com 9,15 metros, praticamente, 3 metros acima do nível considerado seguro.
A estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), apontou para um nível muito preocupante do rio Machado, na localidade do sítio Bela Vista, ainda em Pimenta Bueno. O nível, que às 2 horas era de 4,96 metros, às 21 horas saltou para 6,72 metros, ou seja, uma significativa elevação de 1,76 metros.
Toda essa água tem um único destino: Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná, esta última que foi duramente castigada pela enchente nos últimos 6 dias. O nível do rio Machado, que na noite de quarta-feira, atingiu 11,45 metros, baixou neste sábado para 10,87 metros, mesmo assim, ainda mantendo parte dos bairros mais atingidos alagados.
Ao todo, a enchente desabrigou mais de 80 pessoas em Ji-Paraná e 350 ficaram desalojadas. Cerca de 1500 residências ficaram debaixo d' água e 10500 pessoas foram afetadas pelas inundações nas zonas, rural e urbana do município.
Com a enchente nos rios Barão de Melgaço, Pimenta Bueno e Anta Atirada, a situação em Ji-Paraná pode passar de crítica a calamitosa em questão de horas. Toda a água que agora castiga Pimenta Bueno deve atingir Ji-Paraná até segunda-feira, tornando esta talvez, a maior enchente nas últimas décadas já registradas em Rondônia. As Defesas Civis de Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná já estão de alerta máximo, bem como o Corpo de Bombeiros.
Dados: 60Graus.com - Corpo de Bombeiros - ANA
Fonte: De olho no tempo
Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do
Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes
A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer
Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho
A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7
Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil
A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul