Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Madeira segue em elevação e atinge 15 metros em Porto Velho

Defesa Civil segue monitorando alguns distritos e comunidades do baixo Madeira


Defesa Civil segue monitorando as comunidades - Gente de Opinião
Defesa Civil segue monitorando as comunidades

A Defesa Civil de Porto Velho segue monitorando a situação do Rio Madeira, que registrou nesta quarta-feira (26), a marca de 15 metros, cota de alerta. Ainda segundo o acompanhamento, em alguns pontos já existe o transbordo e também começa a atingir áreas ribeirinhas e urbanas da capital.

Segundo a Defesa Civil, é um sinal de alerta e atenção, porém nada emergencial no momento.

O Distrito de Nazaré e a comunidade de Ressaca, por exemplo, já sentem os efeitos da subida do rio, com a água invadindo algumas casas e, ainda, alagando alguns afluentes.

O órgão municipal informou que todos os procedimentos previstos dentro do Plano de Contingência Municipal (Plancom), referente às ações de prevenção, preparação e resposta, estão sendo tomados.

Elevação de nível é causada por chuvas na Bolívia e PeruElevação de nível é causada por chuvas na Bolívia e Peru

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcos Berti, o órgão está seguindo todos os protocolos de levantamentos de risco e vistorias, seguindo a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação (este último caso necessário), e que são etapas fundamentais de um plano de ação para reduzir os danos causados pela natureza.

“Nesta quarta-feira recebemos informações, principalmente do baixo Madeira, que as águas estavam subindo bastante, porém já estávamos em monitoramento. Nossa equipe, junto com a Superintendente Municipal de Integração Distrital, já se deslocou para a região em caráter de vistoria e apoio. Também estão presentes a equipe engenharia, assistência social e operacional direcionado”, disse o coordenador.

Outras comunidades do baixo Madeira também foram monitoradas, como, por exemplo, São Carlos, Brasileira, Boca do jamari, Bom Será, Santa Rita e Nova Aliança.

Ainda segundo a Defesa Civil, a previsão é que o rio Madeira continue subindo. Essa elevação de nível é causada por chuvas na Bolívia e Peru. “Nosso plano B, neste monitoramento, é deixar montadas algumas barracas de apoio em Nazaré para qualquer situação inesperada para as famílias desses locais mais afetados e vulneráveis. Com apoio de outras secretarias, já estamos programando, também, precocemente, outra ação de ajuda para essas comunidades do baixo madeira, em caráter emergencial”, conclui o coordenador da Defesa Civil.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)