Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado tem repiquete e alaga bairros em Ji-Paraná


 
Com as fortes chuvas que caíram no centro-sul do Estado nas últimas 24 horas, outros rios afluentes do Machado também estão com nível acima do normal. Se a chuva persistir, a situação pode piorar na segunda maior cidade de Rondônia.

Daniel Panobianco - O nível do rio Machado sobe em parar em Ji-Paraná. Desde o inicio da madrugada desta quarta-feira, o índice saltou de 9,80 metros para 10 metros às 13 horas (local), de acordo com dados expostos através da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). O nível máximo de segurança do rio é de 9,78 metros. A partir daí, tecnicamente, declara-se estado de alerta em virtude dos alagamentos que normalmente ocorrem nas partes ribeirinhas, as mais baixas ao leito do rio.
Parte dos bairros Duque de Caxias, Urupá e São Francisco já estão com algumas ruas que margeiam o rio, alagadas. As famílias que ficaram desabrigadas após a enchente registrada no mês passado, quando o nível do rio atingiu o ápice de 11,45 metros, temem por deixar suas casas novamente.

A situação realmente preocupa, pois não somente o rio Machado, bem como todos os seus afluentes, exceto o rio Pimenta Bueno, estão com o nível acima do normal. O rio Barão de Melgaço está 20 centímetros acima da cota de permanência. Já o rio Antonio João, em Primavera de Rondônia, alcançou 7,32 metros no inicio da tarde, sendo que o normal é de 6,50 metros. No mesmo município, outro rio que deságua no Machado é o Felix Fleury, que alcançou 5,32 metros, sendo que o normal é de 4,90 metros. Os rios Muquí, Anta Atirada e Urupá também continuando subindo, favorecendo, portanto, o aumento considerável e progressivo do rio Machado na cidade de Ji-Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia em questão populacional. Ao todo, mais de 12 mil pessoas moram em áreas de risco na cidade.

 Por enquanto, nenhuma família recorreu ao Corpo de Bombeiros local pedindo auxílio de remoção, mas a situação é de alerta por parte das autoridades, uma vez que a chuva registrada desde a madrugada na região foi muito intensa. Em Cacoal, por exemplo, em apenas 4 horas, foram registrados 97,6 mm de chuva, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Já em Primavera de Rondônia foram 112 mm, segundo dados da mesma estação telemétrica na região.

Para agravar a situação, a chuva já voltou a cair na região de Vilhena, onde os rios Comemoração e Pimenta Bueno ajudam a formar o rio Machado.

Dados: ANA - INMET - Corpo de Bombeiros
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)