Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Rio Machado pode provocar enchente de grandes proporções em Ji-Paraná (RO)



Devido ao retorno das chuvas no centro-sul do Estado, a elevação do nível do rio Machado assusta e já deixa desalojados em Ji-Paraná. O rio também alaga parte de Cacoal e Pimenta Bueno.
 
Daniel Panobianco - A instabilidade retornou ao território rondoniense, assim com havia sido previsto e com isso, o nível dos rios e igarapés que desembocam no rio Machado subiu vertinosamente nas últimas 24 horas. Somente na região de Cacoal, dados de plataformas de coletas de dados indicaram quase 100 milímetros de chuva entre a tarde de quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira (22). Em Pimenta Bueno também voltou a chover de forma generalizada e na região da Zona da Mata, chuvas fortes atingiram Primavera de Rondônia, Rolim de Moura e Nova Brasilândia d'Oeste. 

Em Alvorada d'Oeste, também choveu forte em diversos pontos, o que aumentou o nível do rio que corta do município. 

Toda essa água tem um único destino; O rio Machado, que já alaga residências em Cacoal, na junção com o ribeirão Pirarara. 

Em Ji-Paraná, às 3 horas, a régua da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) acusou para um nível de 10,60 metros, um aumento de 10 centímetros em 24 horas. 

Pelo menos seis bairros de Ji-Paraná já estão sendo afetados pela enchente, sendo a situação mais crítica nos bairros Primavera, Duque de Caxias e Casa Preta.

Como ainda há previsão de muita chuva até o domingo, o nível do Machado vai beirar, senão ultrapassar os 11 metros, o que levaria a enchente para boa parte da Avenida Transcontinental, na região da Vila Jotão e também o refluxo no igarapé do Canal Dois de Abril, no centro da cidade. 

Na enchente do ano passado, todas essas áreas foram afetadas pela água prejudicando a vida de pelo menos 10 mil pessoas. 

Como ainda estamos em janeiro e, se depender do regime de chuvas, até meados de abril, o rio Machado continuará com seu comportamento nervoso de sobe e desce, com os alagamentos.

Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)